Clube da Esquina embala filme "Eles Voltam", de Marcelo Lordello

Paulo Henrique Silva - Do Hoje em Dia
30/09/2012 às 13:27.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:41
 (Junior Aragão/Divulgação)

(Junior Aragão/Divulgação)

BRASÍLIA – Após um longo e tenso prólogo em que uma garota se vê abandonada numa estrada, inicialmente junto ao irmão, a voz poderosa de Milton Nascimento surge como a síntese das discussões levantadas em “Eles Voltam”, longa-metragem que dividiu com “Era uma Vez Eu, Verônica” os holofotes na cerimônia de premiação do Festival de Cinema de Brasília, ocorrida na noite da última segunda-feira.

Além de ter dividido o Candango de Melhor Filme com a produção de seu xará, Marcelo Gomes, “Eles Voltam”, de Marcelo Lordello, arrebatou os troféus de atriz (para a jovem Maria Luiza Tavares) e atriz coadjuvante (Elayne Moura, que, como o próprio diretor fez questão de ressaltar, mora num assentamento de sem-terra), assim como o prêmio da crítica.

Muitos questionaram o fato de o prêmio de atriz não ter ido para a pernambucana Hermila Guedes (conhecida por filmes como “O Céu de Suely”), por seu papel em “Era uma Vez Eu, Verônica”.

Ressalvas a parte, “Eles Voltam”, o filme de Lordello é o foco, aqui. E, mais especificamente, a escolha da música “Tudo o que Você Podia Ser”, primeira faixa do disco “Clube da Esquina”, para a trilha.

Clássico

O álbum, o leitor sabe, é um dos clássicos da MPB, lançado há 40 anos. A música, explica o diretor, é “sintomática do que irá acontecer com a personagem Cris (Maria Luiza)”. A garota fará, da jornada de retorno ao lar, um processo de amadurecimento.

Lordello revela que nunca teve dúvidas quanto à presença de “Tudo o que Você Podia Ser” na trilha, só não sabia em que momento do filme a música seria inserida. Se logo no início, já assinalando os dilemas da protagonista, ou no final, como uma espécie de resumo da ópera. “O desafio maior, porém, foi levantar grana para a liberação do uso da música (junto à editora)”, completa ele, sincero.

Outra voz marcante que aparece no filme é a de Dalva de Oliveira, com “Tu me Acostumaste”, versão do bolero de Frank Domingues. “Como também foi gravada por Caetano Veloso, pediram muita grana, mas bati o pé, pois tem um texto que se casa muito bem com a proposta do filme”.

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