Começou nesta segunda-feira (6) o processo de transferência das operações da fábrica da Coca-Cola Femsa Brasil de Belo Horizonte para Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, com o anúncio da demissão de 350 trabalhadores. A nova planta, que terá capacidade para produzir 2,1 bilhões de litros de refrigerante por ano, está em fase final de obras e será inaugurada até o fim deste semestre. A planta de Itabirito terá aproximadamente 700 empregados. Metade será composta por pessoas transferidas de Belo Horizonte para o município vizinho. Ainda segundo a assessoria, os demitidos receberão uma licença remunerada por 30 dias, com desligamento programado para o dia 4 de maio.
Além disso, o grupo receberá benefícios adicionais, como extensão do plano médico e tíquete alimentação por 90 dias. Dentro do plano de desligamento, está prevista uma indenização adicional por tempo de casa e produtividade no último ano, cujo valor não foi informado.
O presidente do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria de Bebidas (Sindibebs), Amilton Silva, afirma que a entidade acompanhou de perto as negociações da empresa com os trabalhadores. “É um processo que começou no ano passado. As propostas atendem aos trabalhadores”, disse.