Com ameaça de ataques, inspetores da ONU deixam a Síria

Agência Estado
31/08/2013 às 09:48.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:31

O grupo de inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) que estava na Síria para investigar o suposto uso de armas químicas pelo governo de Bashar Assad deixou o país na madrugada deste sábado (31), horas depois de o presidente Barack Obama declarar que os Estados Unidos consideram uma ação "limitada" contra o regime sírio. "Estamos esperando um ataque a qualquer momento", declarou uma autoridade da área de segurança da Síria.

Em Damasco, forças militares se preparam para um possível ataque aéreo. Na manhã deste sábado (31), a TV estatal transmitiu imagens de soldados em treinamento e de caças e tanques em ação. As ruas da capital ficaram praticamente vazias.

Os inspetores da ONU, que deixaram o país pela fronteira com o Líbano, devem reportar diretamente ao chefe das Nações Unidas, Ban Ki-moon, suas conclusões sobre o suposto ataque no dia 21 de agosto, com base em amostra coletadas no subúrbio de Damasco. A administração de Obama disse que não há necessidade de esperar pelos resultados, alegando ter claras evidências de que o regime sírio é o responsável pelo ataque químico, que matou 1.429 pessoas, 426 delas crianças.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por