(Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Três açudes localizados em uma propriedade particular em Bela Vista de Minas, na Região Central de Minas Gerais, que corriam o risco de se romper, passaram por obras emergenciais na manhã desta quarta-feira (21). O trabalho foi feito com o auxílio de um engenheiro da Copasa e um tenente do Corpo de Bombeiros especialista em barragens e movimentos de massa.
Foi planejado um extravasamento de água para outros pontos, por meio de uma intervenção controlada. De acordo com o tenente Leonard Farah, não foram necessárias medidas de cunho emergencial nem obras de engenharia para resolver o assunto. Veja o vídeo do Corpo de Bombeiros que mostra como o problema nos açudes foi resolvido com um processo de drenagem:
Mesmo com a questão resolvida, medidas de precaução foram tomadas pela Defesa Civil Estadual, avisando a administração municipal e os moradores da cidade do risco que correriam caso algum dos açudes, que estão localizados a 160 metros da Br-381, se rompesse.
De acordo com o tenente Farah, os açudes possuem medidas aproximadas de 40m x 25m, e uma profundidade de cerca de 2 metros. Foram construídos para criatório de peixes.
Ainda não há informações se os proprietários do terreno receberam algum tipo de punição devido ao risco do rompimento.
Leia mais:
BH amanhece com calor, mas previsão é de chuva à tarde
Buracos engolem vias públicas; por dia, são 58 reparos em BH
Prefeitura de BH decreta situação de emergência em decorrência das chuvas