Congresso americano é fechado após tiroteio que deixou dois feridos; veja as imagens

AFP
Publicado em 03/10/2013 às 16:00.Atualizado em 20/11/2021 às 13:01.

WASHINGTON - O Congresso americano foi fechado nesta quinta-feira (3) após disparos fora do complexo. Em coletiva de imprensa, Kim Dine, chefe da polícia do Capitólio, informou que o atirador seria uma mulher e dirigia um veículo escuro, em alta velocidade, e não atendeu ao comando de parada numa blitz. A perseguição da polícia à suspeita começou próxima à Casa Branca.

Ao se aproximar do Capitólio, os policiais teriam efetuado vários disparos contra o veículo. A suspeita estaria acompanhada de uma criança, que foi retirada pelos policiais sem ferimentos. Ainda na coletiva,  Dine afirmou que nenhum elemento leva a acreditar em terrorismo. O Capitólio foi reaberto e as sessões retomadas.

A rede de TV NBC divulgou que a suspeita foi baleada, mas não há informações sobre o estado de saúde dela e sua identificação. Um policial ficou ferido ao bater o carro durante a perseguição e também levado ao hospital de helicóptero. Nenhuma arma foi encontrada dentro do carro cercado, o que confirmaria a informação de que todos os disparos teriam sido dados pela Polícia.

Em seu Twitter, o senador Claire McCaskill  escreveu:"Tiros foram disparados do lado de fora do Capitólio. Estamos bloqueados".

"Ouvimos cerca de quatro disparos", relatou o senador Bernie Sanders, acrescentando que turistas e parlamentares correram para dentro do prédio para se esconder, enquanto a polícia cercava a área.

O senador Sherrod Brown contou à AFP que estava caminhando com um colega fora do Capitólio quando ouviu tiros e correu para trás de um veículo.

Uma fonte da Presidência indicou que o presidente Barack Obama "foi informado sobre a situação". Turistas que visitavam o local permaneceram nas dependências, assim como senadores e funcionários até a situação ser considerada sem risco.

Juan Vargas, representante da Califórnia, relatou à AFP que se encontrava fora do Capitólio quando ouviu "o que parecia ser barulhos produzidos por um veículo. Não parecia tiros". "Em seguida, recebi um telefonema de meus assistentes que me disseram para que eu tomasse cuidado porque tiros haviam sido disparados".

Veja as imagens da perseguição da Record News

 

 

Veículos dos serviços de emergência foram acionados.

A pouco mais de um quilômetro de distância, a Casa Branca também chegou a ser fechada, e agentes do serviço secreto protegeram a região.

Pelo menos 12 tiros foram ouvidos na ala oeste. Várias ruas que cercam o Capitólio foram fechadas por uma hora e meia.

O incidente ocorre duas semanas depois de 13 pessoas terem morrido em um incidente no qual um militar perturbado entrou com uma espingarda em uma base da Marinha perto da capital norte-americana e deu início a um tiroteio.

Pouco antes do fechamento do Capitólio, a Câmara dos Representantes dos EUA havia aprovado uma lei com o objetivo de encerrar parcialmente o impasse que paralisou o governo norte-americano. Fontes: Dow Jones Newswires e Associated Press.

 

Veja as fotos do tiroteio

 

 

Atualizada às  17h48

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por