Conselho de Segurança convoca reunião urgente sobre Gaza

AFP
15/11/2012 às 00:20.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:18

NOVA YORK - O Conselho de Segurança das Nações Unidas convocou uma sessão de emergência para a noite desta quarta-feira (14) visando discutir a escalada da violência entre Israel e os palestinos da Faixa de Gaza, informaram diplomatas.

O encontro a portas fechadas terá início às 21 horas local (24 horas de Brasília) com a presença de representantes das missões de Israel e Palestina.

O Egito pediu a convocação da reunião do Conselho após Israel realizar mais de 60 ataques aéreos contra a Faixa de Gaza, matando nove palestinos, incluindo o chefe de operações militares do Hamas, Ahmed Jaabari.

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que alivie a pressão sobre os militantes palestinos, e analisou a crise com o presidente do Egito, Mohamed Mursi, revelou o porta-voz das Nações Unidas Martin Nesirky.

Ban conversou por telefone com Netanyahu e com Mursi, após o Egito chamar para consultas seu embaixador em Israel diante dos ataques da aviação israelense.

O secretário-geral da ONU manifestou a Netanyahu sua preocupação com "a alarmante escalada de disparos de foguetes de Gaza contra Israel e com o assassinato em uma operação militar israelense de um líder do Hamas em Gaza", disse Nesirky.

Apesar de condenar os disparos de foguetes contra Israel, Ban "assinalou sua expectativa de que as reações sejam comedidas para não provocar um novo ciclo de derramamento de sangue, com mortes de civis e perigosos efeitos secundários na região".

A conversa de Ban com o presidente egípcio também se concentrou na "necessidade de se evitar uma maior deterioração" entre Israel e Palestina.  "O secretário expressou seu forte apoio à liderança que o Egito exerce para restabelecer a calma na região".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por