A Coreia do Norte lançou um foguete de multiestágios na manhã desta quarta-feira, no horário local, seu segundo este ano e o quinto de sua história, em uma aparente aceleração de um longo esforço de vários anos para desenvolver mísseis de longo alcance, como informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, citado em reportagem do "The Wall Street Journal".
Seu desempenho foi melhor do que o apresentado na missão de abril, quando o foguete norte-coreano caiu 80 segundos após a decolagem, segundo oficiais que monitoram o lançamento de foguetes em outros países.
O foguete decolou de um centro de lançamento no noroeste do país, que foi usado pela segunda vez, e sua trajetória passou por sobre o Mar Amarelo e depois para o Mar da China Oriental e Filipinas.
O lançamento, que não foi anunciado pelas autoridades norte-coreanas, foi monitorado pelos militares da Coreia do Sul e confirmado pelos oficiais em Seul e em Tóquio. Autoridades japonesas informaram que o foguete voou sobre a prefeitura de Okinawa e por sobre uma série de ilhas do Japão no Mar da China Oriental. O secretário-geral do Gabinete japonês, Osamu Fujimura, lamentou o lançamento e disse que "isso não pode ser tolerado".
As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br