Crescem as expectativas em torno do Agrinvest

Jornal O Norte
25/07/2005 às 16:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:48

Valéria Esteves


Repórter


valeria@onorte.net

O I Agrinvest a ser realizado nos dias 18 e 19 de agosto promete levar ao público, muita informação sobre agronegócios. Nesse encontro, que vai reunir ciência e mercado, serão discutidos assuntos como agricultura familiar, explanação sobre o programa nacional do biodiesel, financiamentos para o agronegócio de Minas Gerais, ovinocaprinocultura, vitivinicultura e suas oportunidades de negócios ministrados por palestrantes especializados.

O evento estará voltado para a estruturação da economia do Norte de Minas e é nesse intuito que o mesmo tende a criar no decorrer de seu acontecimento um ambiente de negócios, conforme relatam os promotores, Epamig - Empresa de pesquisa agropecuária e UFV - Universidade federal de Viçosa.

Essa será a oportunidade em que o público alvo, investidores, agro-empreendedores, empresários e produtores terão para elaborar seus projetos na intenção de que eles agradem algum investidor do eixo São Paulo, Rio de Janeiro. Caso isso aconteça, tanto os envolvidos quanto a região sairão lucrando, já que o investimento se dará nos bons resultados pautados nas produções que podem movimentar milhões de reais.




Agrinvest pode melhorar agronegócios do Norte de Minas

PROGRAMAÇÃO

Às 7h30min do dia 18 será feito o credenciamento dos participantes. Às 8h20 haverá sessão solene de abertura. Às 9h20 a primeira palestra: o programa nacional de biodiesel, e agricultura familiar do ministério do Desenvolvimento Agrário, que será proferida por Arnoldo Campos, coordenador do programa de biodiesel da secretaria de Agricultura Familiar do ministério de Desenvolvimento Agrário.

Depois de um breve intervalo de meia hora, os participantes retomam seus lugares para se aterem a palestra sobre financiamentos para o agronegócio do Norte de Minas Gerais com Nilo Meira Filho, superintendente do Banco do Nordeste para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Às 11h15, o coordenador do curso de gestão do agronegócio da UFV, Aziz Galvão da Silva Júnior explicitará sobre agricultura familiar como ferramenta de desenvolvimento.

Ao meio dia, parada para almoço e retorno às 14 horas com a palestra: produção de oleaginosas para o biodiesel, com o pesquisador da Epamig, Nívio Poubel Gonçalves e Edna de Cássia Carmello, do ministério do Desenvolvimento Agrário.

Às 15 horas o fruticultor Nuno Monteiro Casassanta fala sobre as perspectivas para a fruticultura no Norte de Minas e às 16 horas o gerente geral do Agrishow, Odilão Baptista Teixeira falará sobre feiras como alavanca do desenvolvimento e geradoras de negócios.

A exemplo do Agrishow, um dos eventos de mais sucesso no ramo de agronegócios que acontece em estados como Mato Grosso, Bahia, Goiás e São Paulo, a Epamig e a UFV acreditam que o Agrinvest será a oportunidade de se criar um ambiente de negócios na região.

CONTINUAÇÃO

Retomando a programação, Arnaldo Dantas, diretor do frigorífico nutrial e diretor da Federação da agricultura do Sergipe, defenderá o tema ovinocaprinocultura, suas perspectivas e possibilidades.

A programação do dia 18 termina às 17h30 com as palestras vitivinicultura: oportunidades de negócios, com Luciano Manfroi, pesquisador da escola agrotécnica de Petrolina e Murilo de Albuquerque Regina, doutor em fitotecnia e pesquisador da Epamig.

No dia 19 a programação segue da seguinte forma:

08 horas – O marketing da carne bovina.


8h40 – Mercado Futuro da Carne.


9h15 – Investimento no Agronegócio.


9h45 – Intervalo


10 horas – Investimentos e mercado no agronegócio.


11h45min – Produção, qualidade e mercado da cachaça.


12h30min – almoço


14 horas - Perspectivas do Mercado de Madeira de Reflorestamento


14h40 – Agrossilvicultura: Alternativa de desenvolvimento para os pequenos


produtores.


15h30 - intervalo


15h50 – Encaminhamento às salas temáticas - Biodiesel e álcool.


Bovinos: Marketing e mercado da carne.


Perspectivas da ovinocaprinocultura.


Fruticultura e Agroindústrias.


Florestas plantadas e agrossilvicultura.


Perspectivas da vitivinicultura.


Perspectivas do mercado da cachaça.


17h30 – Apresentação dos resultados


18h30 – Encerramento.

Os organizadores informam que as inscrições podem ser feitas na Sociedade rural de Montes Claros. As vagas são limitadas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por