Criança de dez anos descobre falha no Instagram e recebe dez mil dólares

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
04/05/2016 às 18:21.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:16

(Arquivo HD)

. Além da recompensa, a criança também bateu o recorde da companhia e se tornou o hacker mais jovem a receber uma compensação do Facebook’s Bug Bounty Program.

O erro descoberto pelo pequeno hacker permitia forçar a remoção de comentários de qualquer usuário em qualquer página, como celebridades, políticos e até veículos de mídia. O bug foi logo relatado ao Facebook, que afirma já ter consertado a falha em fevereiro deste ano.

Ainda não é claro como a criança descobriu a falha no Instagram. Segundo a imprensa finlandesa, o jovem “Jani” (nome utilizado para proteger a identidade da criança) descobriu um bug na interface do Instagram, chamada API, que serve de ponte entre o aplicativo e o seu servidor. Qualquer ação que alguém tente realizar na rede social, o API checa se o usuário possui acesso para realizá-la. O ideal neste caso, por exemplo, é que cada usuário só consiga deletar comentários em seu perfil ou seus próprios comentários.

No entanto, após relatar a descoberta da falha, o Facebook criou uma conta falsa no Instagram e desafiou Jani a deletar os comentários daquela conta – e o pequeno hacker conseguiu.

Além disso, a façanha de Jani não pode ser contestada pelo Facebook. De acordo com os termos de uso da rede social, é preciso ter, no mínimo, treze anos para utilizá-la – três a mais que a idade do pequeno Jani, o que poderia ser motivo para a companhia negar a compensação financeira. No entanto, o jovem hacker descobriu a falha sem ao menos criar uma conta.

Segundo relato à imprensa finlandesa, Jani irá utilizar o dinheiro para comprar o que toda criança de dez anos deseja: uma nova bicicleta, novos computadores e materiais esportivos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por