SÃO PAULO - Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava e Jacareí, ligados à central sindical CSP-Conlutas, aprovaram em assembleia realizada nesta quinta-feira (27) a participação na greve convocada para o dia 11 de julho por diversas centrais sindicais do país. Segundo a CSP-Conlutas, houve paralisação temporária em algumas fábricas para a realização da assembleia.
De acordo com a central sindical, na General Motors a produção ficou parada por uma hora e também houve paralisações na Sun Tech, Blue Tech, Friuli, Usimoren, Wire Flex, Delbras e Emerson. A central informa também que haverá novas mobilizações no turno da tarde na GM e em outras fábricas. Os trabalhadores também devem participar de uma manifestação no centro de São José dos Campos, a partir das 16 horas.
Em reunião na última terça-feira (25), centrais sindicais definiram o dia 11 de julho como data para os protestos e as paralisações que pretendem fazer em todo o país. Participaram do encontro as centrais Força Sindical, CUT, UGT, CTB e Nova Central, além de CSP-Conlutas, CSB e CGTB -as três últimas não atingiram os critérios de representatividade do governo (regra exigida para dividir o imposto sindical obrigatório).
Na pauta das centrais estão o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas e combate ao projeto de lei que permite ampliar a terceirização -interpretado como uma forma de precarizar as relações do trabalho-, além de aumento geral de salários, criação de um contrato coletivo nacional e isenção total de Imposto de Renda sobre a PLR e sobre os salários.