Cultivo da mamona é incentivado em assentamento no Norte de Minas

Jornal O Norte
26/03/2009 às 09:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:54

A Emater-MG, em parceria com a Epamig e a Petrobras, realiza hoje (26), um dia de campo da cultura da mamona. O evento será no assentamento Volta da Serra, a partir das 8h às 12h. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia do evento, no escritório da Emater-MG de Verdelândia, ou ainda no próprio assentamento. O dia de campo da cultura da mamona é uma amostra técnica para dar oportunidade aos agricultores de tirar dúvidas sobre os tipos de culturas da mamona.

O evento contará com 120 produtores já cadastrados, e 80 deles já poderão colher a safra da mamona em abril. Os outros 40 produtores têm previsão de começar o plantio da mamona em outubro desse ano. A empresa fez um convênio com a Petrobras para prestar assistência técnica aos produtores, enquanto a Petrobras participa como principal compradora das sementes, por meio do Programa Nacional do Biodiesel.

Até agora, 80 hectares de girassol e mamona foram plantados na região de Verdelândia. Segundo o extensionista da Emater-MG em Verdelândia, José Roberto de Souza, a principal variedade de mamona cultivada na região é a alguarany. Ele informou ainda, que no evento será mostrado mais duas variedades de mamona: a nordestina e a energia. A primeira, por suas características, apresenta dificuldades na colheita dos grãos. A mamona energia é conhecida por ter uma produção mais acelerada em comparação com as outras espécies.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por