BOGOTÁ - Um total de 11 pessoas estão desaparecidas sob os escombros de um edifício que desabou no sábado (12) na cidade colombiana de Medellín (noroeste), informaram as autoridades neste domingo.
A prefeitura de Medellín informou que 11 trabalhadores estão desaparecidos após o colapso de um edifício novo de 21 andares ocorrido no sábado às 20 horas locais (21h00 de Brasília), e acrescentou que os trabalhos de resgate prosseguem.
O edifício foi esvaziado depois que na sexta-feira um grupo de engenheiros do Departamento Administrativo de Gestão de Risco de Desastres (DAGRD) detectou um problema estrutural em uma viga durante uma inspeção.
"Nós já havíamos advertido sobre o risco na visita de sexta-feira", disse à AFP Santiago Perez, vice-diretor do organismo, que depende do município.
Um total de 11 funcionários que trabalhavam para conter o risco de desabamento após o aparecimento das rachaduras estão desaparecidos, enquanto outros três foram resgatados.
"De uma maneira súbita e aguda foi registrada uma rachadura", após a qual o edifício de 80 apartamentos, dos quais 40 estavam habitados, foi evacuado, disse o funcionário.
Embora 110 pessoas estejam no local trabalhando no resgate, com quatro retroescavadoras, as autoridades não são muito otimistas.
"Realmente o colapso foi tão severo que é difícil", afirmou Pérez.
O edifício Space formava parte de um complexo de seis torres localizado no município de El Poblado, no sudoeste de Medellín. As demais torres foram evacuadas por prevenção.