Dezessete corpos encontrados em estrada do México

16/09/2012 às 21:19.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:20

MÉXICO - Os corpos de 17 homens baleados foram encontrados neste domingo (16) em uma estrada do estado de Jalisco, no oeste de México, informou à imprensa o procurador estadual Tomás Coronado. "São 17 (corpos) que estão em Ejido de Modelo (município de Tizapán) com disparos de armas de fogo", disse Coronado.

"Testemunhas revelaram que alguns homens chegaram em caminhonetes, jogaram os corpos e se foram. Praticamente todos estavam amarrados uns aos outros".

Segundo o procurador, "é possível que o massacre tenha ocorrido em outro estado", com os corpos sendo jogados em Ejido de Modelo, na fronteira com o estado de Michoacán, ambos na costa do Pacífico.

Michoacán e Jalisco são dois dos estados mais afetados pela guerra entre os cartéis mexicanos das drogas envolvendo o controle das rotas para o mercado americano.

Na sexta-feira, os corpos de 16 homens executados por narcotraficantes foram encontrados em dois pontos da cidade de Nuevo Laredo, no estado de Tamaulipas, na fronteira com os Estados Unidos.

Nove dos corpos estavam pendurados em uma ponte sobre um cruzamento e apresentavam "lesões na cabeça provocadas por arma de fogo", segundo a promotoria estadual.

Na quarta-feira, as autoridades anunciaram a captura do chefão do cartel do Golfo Eduardo Costilla, em uma operação celebrada por militares no porto de Tampico, também no estado de Tamaulipas.

Ao menos 60.000 pessoas já morreram desde o início da ofensiva do presidente Felipe Calderón, em 2006, contra os cartéis do narcotráfico.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por