Dia das Mães cult: Os 10 filmes mais legais sobre mães sensacionais

Paulo Henrique Silva - Hoje em Dia
10/05/2013 às 15:59.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:34

Quer comemorar o Dia das Mães com filmes cult? O crítico de cinema do Hoje em Dia, Paulo Henrique Silva, fez um top 10 sensacional que traz os melhores longas focados nas nossas queridas progenitoras. Então, confira a listinha, escolha seu favorito, prepare a pipoca e chame a mamãe. 

"Rocco e Seus Irmãos"

Mãe luta para manter os cinco filhos unidos, lutando contra a desestruturação familiar provocada pelos novos valores sociais e econômicos. Excelente retrato da Itália do pós-guerra feito pelo mestre Luchino Visconti
 

"Volver"

Pedro Almodovar é um diretor de personagens femininos, entre eles mães fortes e atraentes como a Raimunda vivida por Penelope Cruz, que busca proteger a filha a todo custo por conta de um assassinato
 

"Contos de Nova York" (episódio de Woody Allen)

Woody Allen exibe, em seu episódio "Édipo Arrasado", um homem (interpretado pelo próprio diretor) que não consegue ficar livre de sua mãe controladora, até o dia que ela surge nos céus e torna pública a vida do filho. Humor fino.
 



"Belíssima"

Outro filme de Visconti que tem numa mãe o reflexo das angústias da sociedade. Maddalena (Anna Magnani) faz de tudo para que a filha tenha uma condição de vida melhor através do cinema. Na verdade, está apenas projetando as suas ilusões. Um tema ainda muito atual.
 

"A Troca"

Angelina Jolie é um exemplo de mãe dedicada, não descansando até descobrir o que aconteceu com seu filho, enfrentando sozinha autoridades que solucionam o caso da pior maneira: colocando outra pessoa no lugar da criança. Dirigido com competência habitual de Clint Eastwood.
 

"A Noviça Rebelde"

Maria é a mãe que todo mundo gostaria de ter: divertida, atenciosa e amorosa. Tanto que a personagem de Julie Andrews consegue dobrar os seis filhos de um viúvo linha dura. A trilha sonora é um clássico.
 

"Rio Congelado"

Outro exemplo de mãe dedicada, mas que, para comprar a casa dos sonhos da família, aceita atravessar pessoas ilegalmente para os Estados Unidos. Melissa Leo apresenta uma interpretação arrebatadora como uma mulher que tem que adaptar à realidade dura dos novos tempos.
 

"Mamma Roma"

Mais um filme italiano, mais um filme de Anna Magnani. Ela é uma prostituta que economiza cada centatvo para voltar a viver com o filho. Seu desejo, no entanto, é atravessado por situações indesejáveis. "Mamma Roma" carrega o olhar pessimista e iconoclasta do diretor Pier Paolo Pasolini.
 

"Duas Mulheres"

Outro mestre italiano, Vittorio de Sica, faz um trabalho doloroso sobre mãe e filha que aguardam ansiosamente a chegada dos aliados. Com a derrota da Itália, o que seria alegria vira decepção. Sophia Loren estampa todo esse sofrimento no papel da esforçada mãe Cesira.
 

"Alice Não Mora Mais Aqui"

Viúva tenta recomeçar a sua vida, caindo na estrada com o filho, sofrendo várias revezes numa sociedade machista. Martin Scorsese, porém, não é tão pessimista, caminhando a narrativa para um desfecho que, se não é o almejado pela protagonista, mostra que a felicidade pode estar mais próxima do que imaginamos
 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por