Dia de feira de tourinhos melhorados em Montes Claros

Jornal O Norte
08/12/2006 às 10:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:45

Valéria Esteves


Repórter


onorte@onorte.net

Classe rural realiza, pela segunda vez, feira de tourinhos melhorados em Montes Claros. A feira acontece no parque de exposições João Alencar Athayde nesse sábado, 9. Com a expectativa de tornar o Norte de Minas uma região polivalente em bovinocultura a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a associação de gado de corte do Norte de Minas, Sociedade rural de Montes Claros, Sindicato Rural, Emater, entre outros estão empenhados na melhoria pela reposição de touros nas fazendas norte-mineiras; especialmente em propriedades de pequenos produtores.




Devido ao sucesso da 1ª edição, Secretaria de Estado da Agricultura


quer implantar modelo em outros lugares de Minas


Na primeira edição, em setembro, de acordo com os organizadores, as vendas já haviam sido acertadas mesmo antes do dia da feira, quando os interessados se cadastravam nas agências bancárias envolvidas na parceria para fechar negócio.

Parece que a compra deu certo e há, segundo os produtores, a vontade de adquirir outros tourinhos, já que há a disponibilidade de linhas de crédito.

Segundo informou a assessoria do evento, o coordenador regional da ABCZ, Marcos Miguel Mendes comenta que programa tem atingindo os objetivos em atender as demandas dos pequenos produtores rurais que, apesar de deterem 70% do rebanho bovino do estado, são os que menos investem em melhoramento genético dos seus plantéis.

- O Pró-genética tem como objetivo democratizar o acesso à tecnologia a todos os produtores rurais e, sem dúvida alguma, já estamos atingindo resultados altamente significativos. Em apenas dois meses após o lançamento do programa, no Norte de Minas já foram comercializados mais de 300 touros geneticamente melhorados. Por outro lado, a ABCZ vem recebendo demandas para a expansão do Pró-genética para outras regiões do país, principalmente nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul - diz.

As perspectivas são as melhores possíveis para que o evento seja implantado em todos os estados, levando-se em conta o Brasil ser atualmente um dos maiores exportadores de carne do mundo e ainda ter oportunidade para conquistar outros grandes mercados consumidores, afirmam os organizadores.

A assessoria informou ainda que desde a primeira feira tanto técnicos da ABCZ quanto da Emater saem a campo para cadastrar os produtores que têm interesse em adquirir um tourinho melhorado.

Vale lembrar que todos os animais colocados à venda terão exames andrológico, de brucelose e tuberculose, além do registro genealógico. A expectativa é de nos próximos quatro anos mais de 40 mil animais sejam comercializados.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por