Dia do extensionista rural é comemorado em todo o país

Jornal O Norte
07/12/2007 às 11:05.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:25

Nesta quinta-feira, se comemorou o Dia do Extensionista Rural, e uma série de eventos pelo País lembraram a data. O projeto de lei que institui oficialmente o dia está em tramitação no Congresso Nacional e visa valorizar e reconhecer a atuação deste profissional. No Brasil, existem atualmente cerca de 16 mil extensionistas trabalhando em 4,5 mil municípios.

Um dos eventos começou nessa quarta-feira e segue até hoje, em Pernambuco, e conta com a participação do diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Argileu Martins da Silva. Ele participa do Seminário de Extensão Rural com uma apresentação no painel Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) e seus impactos na redução das desigualdades sociais.

Nesta quinta-feira, o diretor participou do Seminário Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, em Aracaju (SE), também em comemoração ao Dia do Extensionista Rural. Para Silva, o profissional da extensão rural tem uma característica diferenciada por aliar o seu conhecimento, com o do agricultor em benefício do desenvolvimento rural sustentável.

O diretor destaca, ainda, o trabalho realizado pelo seu departamento, dentro da SAF/MDA, no sentido de coordenar a Pnater- Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e desenvolver a reestruturação do Sibrater- Sistema Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Segundo o secretário da SAF/MDA, Adoniram Sanches Peraci, a aposta nestes últimos quatro anos é na revitalização da assistência técnica nos temas da agricultura familiar. Para Peraci, o extensionista tem o importante papel de levar a informação, o conhecimento, o conjunto de políticas da agricultura familiar para o campo, para o agricultor.


 


COMO SURGIU

A data escolhida representa um marco para o trabalho dos extensionistas, uma vez que, em 6 de dezembro de 1948, surgiu no Brasil a Acar-MG- Associação de Crédito e Assistência Rural de Minas Gerais, primeira instituição de extensão rural do País.


 


NOVAS CONQUISTAS

No último dia 3 de outubro, mais de 220 deputados e 14 senadores assinaram documento que propõe a criação da Frente Parlamentar Mista pela Extensão Rural.

No mesmo dia, foi lançada a Academia Brasileira de Extensão Rural, com o objetivo de construir e socializar, de forma impressa ou outros meios, um acervo histórico da extensão e um acervo de prospecção de futuro.O presidente eleito da academia é o engenheiro agrônomo, Hur Ben da Silva. Silva, mestre em extensão rural e PHD em desenvolvimento rural, e coordenador de Relações Institucionais do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da SAF/MDA. Ele ficará à frente da presidência da Academia, até 2009.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por