Doma racional de eqüídeos, harmonia entre homem e animal

Jornal O Norte
19/06/2008 às 09:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:36

O Norte de Minas é uma região tipicamente rural, existem milhares de pequenas propriedades, sempre com a presença de eqüinos, que auxiliam no trabalho diário das grandes e pequenas propriedades, além de servir, como meio de transporte de muitos produtores e trabalhadores rurais, também são usados para passeios e na pratica de vários esportes. 

A doma racional é um processo de domesticação, que busca desenvolver a cooperação e o entendimento entre o cavalo e o cavaleiro. Só nesta semana, 24 trabalhadores e produtores rurais dos municípios de Montes Claros e Ubai, serão qualificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar Minas em parcerias com os Sindicatos dos Produtores Rurais, através do curso -Trabalhador na Doma Racional de Eqüídeos.

Nas aulas ministradas pelos instrutores Fernando Tadeu Rodrigues Pereira e João Adolfo Ribeiro Neto, os ruralistas são orientados, quanto aos princípios da doma racional, equipamentos de doma, primeiros contatos com o animal,  arreios,  banho, uso de rédeas, charreteamento e equitação, dentre outras.

Segundo o gerente regional do Senar Minas em Montes Claros, José Belas Gonçalves a qualificação destas pessoas, que lidam diariamente com os cavalos, é de extrema importância, pois aprende-se qual o tratamento correto a dar aos animais, e estes poderão contribuir ainda mais no trabalho das fazendas. Com um cavalo treinado o risco de acidentes também diminui. O próximo curso de doma racional, acontece no Haras Gramiais no município de Taiobeiras de 23 a 27 de junho.(Ascom/Senar)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por