E-commerce: 5 passos para entrar no mercado de produtos online

Da Redação
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Publicado em 23/11/2016 às 16:56.Atualizado em 15/11/2021 às 21:47.
 (Blog Varejo Sebrae/Reprodução)
(Blog Varejo Sebrae/Reprodução)

Existem profissionais que trabalham com o que realmente amam, fazem o próprio horário, e ainda faturam valores na casa dos milhões de reais. É claro que, para isso acontecer, é necessário se empenhar muito e conhecer as regras do mercado de produtos digitais. É desafiador, mas vale muito a pena, e ainda é um mercado em ascensão. Profissionais liberais como consultores, coaches e palestrantes conseguem fazer o mercado ser mais tangível, já que a internet permite propagar suas mensagens.

Para se destacar neste novo mercado, entretanto, é preciso entender os princípios do marketing digital e tomar alguns passos essenciais para colocar o produto no ar. Pensando nisso, listamos algumas dicas para que você se dê bem nessa empreitada:

1) Estabelecer um público e a transformação que se quer gerar

É necessário ter uma visão muito clara do objetivo que o treinamento ou aulas online visam alcançar. O primeiro grande passo é compreender quem é o público-alvo e quais dores você deseja sanar. Parece algo simples, mas existem empreendedores que têm dificuldade em deixar isso bem definido. Para gerar empatia com o público, é fundamental entender suas dores, suas frustrações, seus medos, e, assim, garantir a transformação que o especialista é capaz de promover.

2) Conhecer o cenário e os concorrentes

O segundo passo a ser dado é estudar profundamente o cenário do mercado digital e da área relacionada ao produto. Pode ser que já tenha alguém oferecendo esse mesmo conhecimento, e ter esse conhecimento é primordial para fazer algo ainda melhor. Conhecer outros grandes profissionais, as vantagens e as desvantagens da área, seja ela moda, fitness, negócios ou autoajuda, por exemplo.

3) Oferecer características diferenciais e conteúdo transformador

Para se destacar realmente, é necessário transformar a audiência. Você vai precisar fazer o público gostar de você através de conteúdos transformadores, que devem engajar e criar relacionamento com a audiência. Depois de criar uma presença online e forte, é fundamental modelar os concorrentes. Só dessa forma sua audiência vai começar a te ver como uma autoridade da área. 

4) Entender o mercado da internet

Entender plenamente o funcionamento das redes sociais, saber quais conteúdos entregar ao público e de que maneira produzir tudo o que é necessário também exige esforço e dedicação. Muitas coisas do mercado online são semelhantes ao tradicional, mas existem muitas táticas específicas para a web que precisam ser dominadas. Todas essas táticas são fundamentais para gerar confiança na audiência, o que faz com que a pessoa queira ir atrás de novos conhecimentos.

5) Testar e inovar sempre

Por fim, é importante fazer testes o tempo todo. O mercado digital permite que os resultados sejam acompanhados em tempo real, o que é ótimo para mudar de estratégia quando ela não dá certo. É um mercado muito mutável, e por isso é preciso estar à frente sempre. É preciso ter uma mentalidade inovadora e tentar modernizar sempre que possível.

Fonte: Rafael Galdino, COO da agência de lançamentos digitais Neuari

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