Quase 5 mil pensionistas e aposentados do Estado têm até o próximo sábado para regularizar o cadastro previdenciário e voltar a receber o salário, que está suspenso desde o mês passado. Esses beneficiários não realizaram a tempo o censo do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Para conferir a lista com os nomes clique aqui.
Segundo a diretoria de previdência do Ipsemg ainda estão pendentes cerca de 1,6 mil pensionistas, 3,2 mil aposentados e mais de 10 mil servidores efetivos ativos – esses últimos não tiveram os salários cortados, mas também precisam fazer o cadastro. Segundo o Estado, eles estão sujeitos a “penalidades administrativas”, que não foram detalhadas.
Além da suspensão do pagamento, os pensionistas e aposentados estão sem o serviço de assistência à saúde, que também só voltará a ser oferecido após a regularização do censo previdenciário. O link para realizar o cadastro está disponível na página principal do site do Ipsemg.
Censo
De acordo com o Governo de Minas, o censo previdenciário é uma atualização da base de dados cadastral, funcional e financeira do Regime Próprio de Previdência Social-RPPS. O procedimento é obrigatório para todos os segurados ativos, aposentados e pensionistas.
O 1° censo cadastral foi realizado entre junho e dezembro de 2023. Em janeiro deste ano foi dada uma nova oportunidade.
Leia mais: