A Agência Internacional de Energia (AIE) elevou ligeiramente nesta quarta-feira (12) sua previsão para a demanda mundial de petróleo em 2013, mas alertou que o ritmo lento de crescimento global deve manter a demanda relativamente fraca.
Em seu relatório mensal de mercado, a AIE, que representa os países que mais consomem energia no mundo, aumentou sua projeção para a demanda global no ano que vem em 110 mil barris por dia (bpd), para + 90,5 milhões de bpd.
A agência, que tem sede em Paris, disse também que os mercados emergentes continuam a liderar o crescimento da demanda. Enquanto ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) se reúnem hoje em Viena, o documento da AIE mostra como a demanda está migrando dos países mais desenvolvidos para as economias emergentes. Já os preços de petróleo têm se mantido consistentemente altos, apesar do crescimento menor da Europa e EUA.
O cenário de demanda contida vem num momento em que a produção de países não pertencentes à Opep deverá crescer no ritmo mais rápido desde 2010, comentou a AIE. A expansão do petróleo de xisto nos EUA está impulsionando o crescimento da produção geral, que deverá subir para 54,2 milhões de bpd, segundo a agência. A nova previsão está 70 mil bpd acima da anterior. As informações são da Dow Jones. (Sergio Caldas - sergio.caldas@estadao.com)
http://www.estadao.com.br