Depois de impedir a entrada de caminhões e máquinas da Anglo American em Dom Joaquim, na região Central de Minas, inclusive cravando estacas nos acessos da cidade, o prefeito Joraci Madureira recebeu da mineradora nova promessa de investimentos, principalmente em recuperação de vias e redes de esgoto, que teriam sido destruídas pelo trânsito de caminhões pesados da Anglo na cidade.
De acordo com o promotor de justiça Marcelo Mata Machado, que mediou as negociações entre as partes, a Anglo American também se comprometeu a colaborar com a Prefeitura na parte burocrática que antecede os investimentos.
“A Prefeitura alegava que a empresa não cumpria os acordos de investimento. A empresa alegava que a Prefeitura não conseguia, por exemplo, as licenças ambientais necessárias para as obras prometidas. Como a Prefeitura não tem condições técnicas e financeiras para isso, a empresa acabou aceitando ceder nesse ponto e fazer também a parte prévia ao investimento”, afirmou o promotor.
Investimento
Os termos de compromissos assinados pela mineradora somam obras de R$ 25 milhões, segundo o prefeito Joraci Madureira. O caso, que prometia parar na Justiça, foi solucionado.
A Anglo entrou na Justiça na última segunda-feira com pedido de mandado de segurança que, se deferido, permitiria o trânsito de caminhões, paralisado desde o último dia 1º de agosto, quando o prefeito colocou barreiras em todas as vias de acesso da cidade.
Após a mediação do Ministério Público Estadual, realizada na terça-feira, a companhia retirou o pedido de mandado de segurança e logo na quarta-feira pela manhã o prefeito revogou o decreto que impedia a circulação dos caminhões.
No município, a Anglo American toca obras de construção de uma adutora, que fornecerá água para o Projeto Minas-Rio, que produzirá 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano em Conceição do Mato Dentro, município vizinho a Dom Joaquim. A outorga que a empresa possui permite a captação de até 2.500 metros cúbicos de água por hora do Rio do Peixe. Esse volume é capaz de abastecer um município com população de 200 mil habitantes.
A Anglo American foi procurada, mas não se posicionou sobre o assunto.
Leia mais na Edição Digital