O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) prometeu nesta terça-feira manter uma liquidez apropriada no sistema financeiro e alcançar um crescimento razoável do crédito e do financiamento social, enquanto continua com uma política monetária prudente.
Em comunicado após o encontro do comitê de política monetária do quarto trimestre, o PBoC disse que continuará a melhorar a estrutura de financiamento e de crédito e que garantirá o apoio financeiro à economia real.
"Atualmente, a performance econômica e financeira da China são, de modo geral, estáveis. A situação dos preços é basicamente estável, mas ainda enfrenta muitas dificuldades e desafios. A economia global continuará a desacelerar a recuperação em meio a fatores incertos e instáveis", relatou o documento, que também afirmou que irá monitorar de perto os fluxos de capital.
O banco central chinês ainda disse que irá continuar com as reformas das taxas de juros e de câmbio. A autoridade monetária também repetiu que manterá o yuan basicamente estável a "um nível razoável e equilibrado". Fonte: Market News International.
http://www.estadao.com.br