Benefícios extras levam a comprometimento muito além do salário

Iêva Tatiana - Hoje em Dia
24/07/2014 às 07:32.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:30
 (Tauá)

(Tauá)

Buscando a retenção de talentos, o estímulo à produtividade e a atração de profissionais, grandes empresas têm incrementado a remuneração de seus funcionários com benefícios diferenciados, que vão além do vale-transporte e tíquete alimentação. Dentre eles, estão previdência privada, auxílio educação e até casa de praia.

Na Samarco, a lista é extensa. A mineradora oferece, além dos itens mais tradicionais, participação nos lucros e resultados, cooperativa de crédito habitacional, previdência privada, bolsa de estudos de até 80% para cursos de graduação, pós e técnicos, vale-livro, auxílio creche, transporte para as unidades industriais e programa de orientação para a aposentadoria.

Os resultados dessa oferta são mais comprometimento e maior engajamento com os resultados buscados pela empresa. 

“O ambiente em que o empregado está e a forma como ele se relaciona com a liderança têm ligação direta com as metas da companhia. Percebemos isso na produtividade”, afirma a gerente de remuneração e benefícios da Samarco, Roberta Guasti.

Satisfação

Na Rede Tauá de Hotéis e Resorts, os funcionários também têm participação nos lucros e resultados da empresa, além de participarem de ginástica laboral e receberem massagem durante o expediente. À lista, ainda se somam duas casas na praia, nos litorais capixaba e paulista, disponíveis para férias e folgas prolongadas.

“O mesmo tratamento que buscamos proporcionar aos hóspedes no dia a dia queremos oferecer aos nossos funcionários. Assim, percebemos uma sintonia maior deles com a empresa e menor turnover (rotatividade)”, diz a diretora de Recursos Humanos da rede, Viviane Magalhães.

Para a coordenadora de Recursos Humanos da rede de franquias Number One, Izabel Oliveira, benefícios que fogem do comum são os que fazem a diferença no mercado de trabalho, atualmente.

“O foco é esse mesmo, tornar o ambiente agradável, fazer o funcionário sentir que temos um cuidado especial com ele. É importante que ele tenha alegria, prazer em vir trabalhar”, diz. A empresa custeia 80% do curso de inglês dos funcionários e promove, com frequência, confraternizações dentro e fora do ambiente de trabalho.

Impacto

Na avaliação do consultor organizacional e diretor da RHUMO Consultoria, Renato Valle, esses itens são importantes não apenas para os empregados, mas para o desempenho das organizações como um todo.

“Eles melhoram a qualidade de vida e os relacionamentos internos. A pessoa fica mais feliz e produz mais. Já a empresa adquire o potencial de atrair e reter funcionários”, diz Valle.

PLR lidera preferência

Uma pesquisa realizada pela recrutadora Page Personnel revelou que a maior parte dos entrevistados valoriza os benefícios diferenciados, principalmente, participação nos lucros e resultados da empresa (79,1%), previdência privada (60,2%) e auxílio educação (38,2%).

O mesmo estudo mostrou, também, que 7,3% dos funcionários que participaram do levantamento têm um carro disponibilizado pela empresa e que 12,8% gostariam de ter.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por