Pesquisa de Intenção de Compras realizada pela LWSA, ecossistema de soluções digitais para empresas, aponta que o alto custo do frete é o principal fator de decisão de compra - ou não - dos consumidores na Black Friday. Na sequência, ofertas e confiabilidade na marca.
Para 60% dos consumidores, o valor do frete pesa mais, sendo que 57% afirmaram já ter desistido da aquisição de algum item devido a isso.
Ainda segundo o levantamento, quase 40% dos entrevistados não estariam dispostos a pagar um valor de envio mais caro para receber o seu produto com mais rapidez. Entre os pontos que fariam o consumidor desistir de comprar mesmo diante de uma boa oferta na Black Friday, além do frete, foram listados preços mais altos do que em períodos sem oferta (50%), não confiar na loja (45%), nota baixa em sites de reputação (43%), avaliações ruins nas redes sociais (42%) e desconto/oferta não ser atrativo o bastante para uma pretensa semana de grandes descontos (40%).
De acordo com Vanessa Bianculli, gerente de Marketing do Melhor Envio, uma plataforma de fretes, os lojistas devem utilizar estratégias no período para convencer o consumidor. “Oferecer frete grátis para produtos específicos ou para compras acima de um determinado valor cria um incentivo irresistível para que os consumidores finalizem suas compras, aumentando o valor do carrinho”, afirma.
De acordo com ela, o empreendedor também deve mostrar seus diferenciais, como a rapidez na entrega.
Para Thiago Mazetto, diretor da Tray, plataforma de e-commerce, o consumidor está cada vez mais criterioso, buscando comparar preços, por exemplo, o que demanda mais estratégia para o lojista nas ofertas. "Isso ressalta a importância do lojista destacar claramente os diferenciais e benefícios que oferece".
Mais de 60% pretende gastar até R$ 3 mil neste ano
De acordo com o levantamento, 62% dos consumidores pretendem gastar até R$ 3 mil nas promoções, enquanto 64,3% planejam as compras, 44% têm guardado dinheiro nos últimos meses e 20,3% vão reservar parte do 13o salário para aproveitar as ofertas.
O levantamento revela ainda que 96% dos consumidores planejam fazer compras online na Black Friday 2024. Desses 87% realizaram compras no mesmo período em 2023. Entre os entrevistados, 51% afirmaram que devem comprar eletrônicos (Smartphone, computadores, TVs), 46% planejam a compra de roupas e 45% querem adquirir eletrodomésticos.
Quanto à forma de pagamento, 75% dos consumidores preferem pagar com cartão de crédito, 23,2% com PIX e 83% pretendem parcelar as compras em até 12 vezes. A maior parte dos consumidores (75%) disse que pretende fazer compras para a Black Friday em marketplaces, seguido por sites próprios das marcas.
Para o estudo, a Opinion Box, a pedido da LWSA, entrevistou 3.087 consumidores, com idade acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, de 12 a 23 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 1,7 pontos percentuais.
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