Brasil deve começar exploração de gás xisto em dezembro

Julia Borba - Folhapress
10/01/2013 às 15:19.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:30

BRASÍLIA - O Ministério de Minas e Energia anunciou que a exploração de gás xisto deve começar em dezembro no Brasil. Segundo o ministro da pasta, Edison Lobão, a proposta foi aprovada pela presidente Dilma Rousseff. Cabe agora à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) preparar o procedimento e submeter ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Lobão defendeu que esta exploração "está muito na moda no mundo inteiro, principalmente nos Estados Unidos". Por isso, "nós aqui no Brasil vamos ingressar nessa política de exploração, desse tipo de gás", disse. De acordo com o ministro, a proposta não visa suprir uma demanda de gás não atendida no país.

"Não existe falta de gás. A lei do gás determina que o Ministério de Minas e Energia procure modos de ampliar o fornecimento de gás", afirmou. De toda forma, segundo ele, "o gás que não produzimos aqui, nós importamos", refutando as hipóteses de escassez ou desabastecimento.

Segundo Magda Chambriard, diretora geral da ANP, ainda se trabalha "com menos informações do que gostaríamos" sobre a exploração desse gás em terra.

O foco para esta exploração deve se voltar para as bacias, como Parecis, no Mato Grosso, na Bahia, Maranhão e Piauí. O potencial brasileiro para esta exploração, entretanto, ainda não está completamente mapeado. "Sabemos que é alguma coisa que não podemos deixar para trás", completou Magda.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por