O brasileiro está viajando mais para o exterior. Uma prova disso é que, no primeiro semestre do ano, os turistas tupiniquins gastaram US$ 12,5 bilhões (R$ 30 bilhões) lá fora, segundo dados do Banco Central.
E os destinos ao redor do mundo foram o tema do programa Central 98, que teve a participação da blogueira Luísa Rennó, especialista em turismo. Ela deu dicas interessantes de como aproveitar a viagem, evitar transtornos e gastos exorbitantes. Luísa, que já visitou mais de 15 países, explica que o planejamento da viagem, a pesquisa sobre os destinos, hospedagem e costumes locais, além de elevarem a expectativa pelo passeio também são úteis para evitar problemas.
“Uma das partes mais gostosas da viagem é o planejamento. Busque informações sobre tudo. Sites de referências são ótimos, pois exibem as experiências dos usuários e podem ser uma boa dica”.
Uma dúvida corriqueira e que causa muita dor de cabeça nos viajantes, até mesmo os mais experientes, é a bagagem. “Viagens internacionais têm diversas regras sobre o que pode ser levado na bagagem de mão e o que deve ser despachado”.
Quanto ao passaporte, não abra mão dele. “Eu recomendo que o viajante utilize sempre o passaporte e não o deixe trancado no cofre do hotel. Esse documento permite que o viajante se identifique como estrangeiro em qualquer país do mundo”.