Nepomuceno, no Sul de Minas, se prepara para o 3º Festival do Café e da Comida Mineira, que ocorre de 18 a 21 de abril. O evento promove o intercâmbio entre produtores, comerciantes e amantes da bebida, além de oferecer uma programação repleta de atrações nacionais e regionais.
Estão previstas apresentações musicais, demonstrações de barristas especializados, competições, feira de negócios e atividades para toda a família. Além disso, os amantes da culinária poderão saborear uma variedade de pratos.
Segundo os organizadores, a feira de negócios proporcionará aos participantes a chance de descobrir novas tendências e oportunidades no setor cafeeiro, que é a principal atividade econômica da região.
"O Festival do Café e Comida Mineira é a celebração da nossa paixão compartilhada pelo café e um tributo aos esforços incansáveis dos produtores locais", afirma a prefeita do município, Iza Menezes, que também é presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago). Segundo ela, o evento fomenta a economia local, gerando emprego e renda.
Cafezeiras
Em meio às plantações de café, uma conexão nasceu entre as mulheres de Nepomuceno e a cultura cafeeira e, em 2022, foi criada a associação “As Cafezeiras”. “O café é, além de uma simples bebida, uma paixão que corre em nossas veias, parte de nossa essência e do nosso DNA”, declara Elma Teixeira Vilela, coordenadora da associação. Foi assim que mulheres produtoras de café decidiram unir suas histórias únicas, com um objetivo comum: fortalecer a produção de cafés especiais da cidade, especialmente aqueles cultivados e colhidos com carinho pelas mãos femininas. “Havia chegado a hora de dar voz e visibilidade ao trabalho incrível que nós mulheres estávamos desenvolvendo silenciosamente há anos”, afirma Elma.
Algumas já alcançaram voos ainda mais altos, exportando os próprios cafés. Todos os participantes do festival poderão conhecer o trabalho das Cafezeiras em plena praça de realização do evento, no centro da cidade. “Esse legado é um convite para as gerações futuras, para que mais mulheres possam trilhar um caminho semelhante, empoderando-se através do café e deixando sua marca no mundo e o festival de Nepomuceno será um momento importante para mostrar esse trabalho”, finaliza Elma.
Gastronomia
A organização do 3º Festival do Café e da Comida Mineira é da prefeitura local com apoio de diversas entidades de classe. Um desses parceiros é o Sebrae Minas. “O Sebrae estará dentro da programação do festival, fomentando os pequenos e médios produtores, qualificando mão de obra, com chefes e consultores em aulas shows de culinária e gastronomia, em uma verdadeira escola aberta”, explica analista do Sebrae na região, Glaucya Vale.
Música
Além de cantores locais, a programação musical começa com Cleyton e Romário (18/4), seguido de Lauana Prado (19/4), a dupla Henrique e Diego e o cantor Guido (20/4), e fechando o domingo com Mumuzinho (21/4).
Leia mais: