SAÚDE

Câmara de vereadores aprova lei para diagnóstico e tratamento de depressão na rede municipal

Da Redação
08/10/2022 às 15:24.
Atualizado em 08/10/2022 às 15:51

Proposta visa mitigar o problema ampliando ações do Município (Ernandes/Divulgação)

A Câmara de vereadores de Belo Horizonte aprovou, na sexta (7), Projeto de Lei  que determina a criação de um programa contínuo de diagnóstico e tratamento da depressão na rede pública municipal de saúde.

A proposta, do vereador Irlan Melo (Patri), foi aprovada na forma de substitutivo do próprio autor, por 31 votos a favor e 8 contra, com objetivo combater e mitigar a doença que atinge muitas pessoas em todo o mundo e teve um aumento considerável de casos devido à pandemia de Covid-19. 

 O projeto pretende ampliar as ações do sistema municipal de saúde no combate à doença, que afeta pessoas de todas as idades e, de acordo com Irlan, cresceu, inlusive, entre as crianças em decorrência da pandemia. 

O projeto, que foi aprovado por ampla maioria, teve o voto contrário de oito parlamentares, entre eles, Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Bella Gonçalves (Psol). Para Fernanda, apesar de a intenção ser muito importante para a população, o texto é ilegal por não apresentar as fontes para seu custeio.

"Nós não podemos gerar gastos para o Município sem falar de onde que vai vir esse dinheiro", afirmou a parlamentar do Novo, que também argumentou que o projeto não explicita como seria a implementação do programa.

De acordo com Bella, o combate à depressão deveria ser ampliado com o fortalecimento de políticas já existentes, como os programas de saúde mental implementados no Município. “Devemos unir esforços para investir na política de saúde mental de BH”, disse Bella, citando a Rede de Atenção Psicossocial que já existe na cidade e, segundo a PBH, é “voltada às pessoas em sofrimento mental, privilegiando o tratamento em liberdade, a conquista da cidadania e a inserção social”.

Leia mais:

  

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por