Os belo-horizontinos que deixarem para fazer compras durante os feriados nas próximas semanas podem ter uma surpresa desagradável e encontrar as portas das lojas fechadas. Os estabelecimentos do comércio lojista e varejista da capital mineira foram proibidos de funcionar nos dias 25 de dezembro, Natal, e 1º de janeiro, Confraternização Universal.
De acordo com informações da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio), a decisão faz parte das convenções coletivas celebradas entre diversos sindicatos da cidade e os representantes dos trabalhadores do setor.
A expectativa da Fecomércio é de que pelo menos 75 mil lojas de Belo Horizonte não funcionem no período, mas não existe uma estimativa de quanto essas empresas deixarão de faturar com a medida.
Açougues, lojas de roupas, automóveis, material de contrução e vários outros segmentos não atenderão o público. O lojista não poderá recorrer.
"A medida tem força de lei e quem descumprir está sujeito a punições do Ministério do Trabalho, pois a folga na data é um direito adquirido do trabalhador", informa a assessoria de imprensa da Fecomércio.