
Uma pesquisa do site Mercado Mineiro revela que os preços de cerveja e petiscos em bares de Belo Horizonte e região metropolitana estão mais altos em comparação com o ano passado. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (17), constatou um aumento de até 16,5% na cerveja e 19,9% nas porções.
O estudo avaliou 73 bares e identificou aumento em todos os produtos pesquisados. A cerveja long neck de Budweiser foi a que mais encareceu, com uma variação de 16,5%, passando de R$ 8,74 para R$ 10,18. A Brahma de 600 ml também teve um aumento significativo, de 13,9%, indo de R$ 10,36 para R$ 11,81.
Drinks e refrigerantes
Os drinks também não escaparam da alta nos preços. A caipirinha, por exemplo, ficou 13,7% mais cara, passando de R$ 14,96 para R$ 17,01. As bebidas não alcoólicas também tiveram aumentos, como o refrigerante em lata, que subiu 13,9%, de R$ 5,77 para R$ 6,57.
Petiscos mais caros
No cardápio de comidas, a maior variação foi registrada na mandioca frita, com um aumento de 19,9%. A porção de picanha também ficou mais cara, com uma variação de 14,6%.
O administrador do Mercado Mineiro, Feliciano Abreu, explica que os aumentos nos bares são reflexo da alta dos preços dos insumos, como cerveja e carne, além de outros custos como aluguel, energia e água. Ele ressalta a importância de pesquisar preços para economizar.
“Os bares também estão em dificuldade, porque acabam recebendo os insumos com preços mais caros. Sabemos que a cerveja aumentou, e a carne disparou. E, obviamente o aluguel, a energia e a água, tudo isso interfere na composição de preços. Por isso, temos que pesquisar e tentar encontrar um bar mais barato para poder fazer grandes economias”, disse Feliciano.
Variação
A pesquisa do Mercado Mineiro também identificou uma grande variação de preços entre os bares. A Brahma de 600 ml, por exemplo, pode ser encontrada de R$ 8 a R$ 15,90, uma diferença de 98,7%. O site do Mercado Mineiro disponibiliza a lista completa de produtos e locais pesquisados para consulta dos consumidores. Para acessar, clique aqui.