China: PBOC segue concentrado em riscos negativos

Danielle Chaves
02/11/2012 às 10:42.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:48

O Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país) afirmou em um comunicado que continuará priorizando a estabilização do crescimento econômico, indicando que permanece concentrado nos riscos negativos apesar dos sinais recentes de que a economia chinesa está se recuperando.

Ao mesmo tempo, o PBOC alertou em seu relatório trimestral de política monetária que as pressões inflacionárias, incluindo a inflação importada, não podem ser ignoradas. Com a pressão de alta sobre os preços das terras, da mão de obra e dos recursos naturais, a inflação pode se tornar cada vez mais sensível a mudanças na demanda agregada ou a estímulos do governo, afirmou o PBOC.

No relatório, o banco central reiterou que vai continuar implementando uma política monetária "prudente" e repetiu declarações padronizadas sobre seguir adiante com as reformas das taxas de juros e de câmbio. O PBOC também disse que vai monitorar de perto os acontecimentos internacionais que estão afetando os níveis domésticos de liquidez e vai ampliar a supervisão dos fluxos de capital entre fronteiras.

O banco central informou ainda que vai usar vários instrumentos de política monetária, incluindo operações regulares no mercado aberto, emissão de títulos e compulsório dos bancos para ajustar a liquidez do sistema bancário em resposta às mudanças no balanço de pagamentos internacional da China. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por