CM Capital: núcleos do IPCA em 12 meses divergem

Maria Regina Silva
05/10/2012 às 10:36.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:49

As medidas de núcleos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no acumulado em 12 meses até setembro tiveram comportamentos divergentes. De acordo com cálculos realizados pela CM Capital Markets, com base na taxa de 0,57% apresentada pelo índice de inflação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-DP, abreviação de Índice de Preços ao Consumidor Amplo - Dupla Ponderação, em 12 meses até setembro ficou em 5,53%, conforme a instituição, exatamente a mesma alta registrada em 12 meses até agosto, que tem como referência o IPCA de 0,41%.

O IPCA-EX atingiu variação de 5,29% em 12 meses encerrados no mês passado, frente a uma taxa de 5,27% em igual período terminado em agosto. Este núcleo exclui do cálculo geral preços de alimentos com comportamentos mais voláteis e combustíveis.

Quanto ao IPCA-MS, que é o tradicional núcleo de médias aparadas com suavização, a CM Capital informou que houve aumento de 5,75% na comparação com uma elevação de 5,85% apresentada na leitura de 12 meses até agosto.

As medidas de núcleos do IPCA tradicionalmente são calculadas pelas instituições do mercado financeiro, já que são acompanhadas de perto pelo Banco Central, que tem como um dos seus principais objetivos o cumprimento das metas de inflação. Os resultados encontrados podem variar ligeiramente de instituição para instituição, mas sempre indicam o caminho que os núcleos estão tomando, auxiliando o mercado e o próprio BC no monitoramento da inflação.

Serviços

A taxa que mede os preços dos serviços ficou em 7,88% em 12 meses até em setembro, também conforme os cálculos feitos pela CM Capital Markets, a partir do anúncio do IBGE do IPCA do mês passado de 0,57%. No acumulado em 12 meses até agosto, o grupo havia registrado alta de 7,89%.

Livres

O índice que mede os preços livres em 12 meses até setembro acelerou e ficou em 5,92%, ante 5,75% em igual período encerrado em agosto, de acordo com a instituição.

Administrados

Quanto aos preços administrados, a instituição calculou que houve desaceleração no IPCA do mês passado em 12 meses terminados em setembro. A taxa ficou em 3,46%, depois de um aumento de 3,79% registrado em igual período encerrado em agosto.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por