Começam as obras do gás natural para comércio e residências

Juliana Corrêa - Do Hoje em Dia
03/08/2012 às 06:52.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:05
 (Maurício de Souza)

(Maurício de Souza)

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) iniciou, na quinta-feira (2), a obra de abertura da rede de distribuição de gás natural para comércio e residências do bairro Santo Agostinho, a primeira de Belo Horizonte. A perfuração inaugural foi feita pela manhã na rua Rodriguez Caldas, esquina com Juiz de Fora. Nessa primeira fase, que custará R$ 5,6 milhões, serão instalados dois quilômetros de tubos de aço da linha-tronco.

O projeto seguirá por mais 25 bairros de Belo Horizonte e dois de Nova Lima, com os trabalhos divididos em três fases e conclusão prevista para 2016. O potencial de atendimento nesse conjunto de bairros é estimado pela Gasmig entre 40 mil e 70 mil pontos de consumo, somados os clientes residenciais e comerciais.

Segundo o diretor técnico da Gasmig, José Luis França, questões geográficas influenciaram a escolha do bairro Santo Agostinho para início das obras. “A linha-tronco é derivada do gasoduto existente na avenida Amazonas, e a proximidade do bairro definiu a escolha”, disse.

De acordo com o presidente da Gasmig, João Luiz Vilhena, a empresa quer conquistar clientes com a praticidade do gás canalizado. “O consumo é muito parecido com o de água e luz, que somente são cobrados no fim do mês, por meio de conta”, disse.

Mas, segundo a empresa, o gás natural também oferece vantagens econômicas. O gerente de Projeto Residencial da Gasmig, Marcelo Sant’Anna, disse que a economia pode variar entre 10% e 30%, dependendo do tipo de uso que se faz do gás, que além do fogão pode ser usado no aquecimento de água.

As obras da primeira fase, com previsão de término para fevereiro de 2013, adotarão método não destrutivo. “Os moradores não sofrerão com interdições de trânsito, calçadas ou transtornos de obras, já que a instalação dos dutos será realizado por uma sonda, capaz de perfurar o subsolo”, explica Sant’Anna.

O edifício residencial Chamonix será o primeiro prédio residencial do Santo Agostinho a receber o gás canalizado. E a unidade do Minas Tênis Clube, em Lourdes, fechou o primeiro acordo de fornecimento comercial.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por