O Natal é o principal momento do ano para presentear e junto com a data muitas oportunidades de negócios surgem. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é que o comércio da capital mineira registre em dezembro de 2013 crescimento entre 5% e 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com a economista da CDL/BH, Iracy Pimenta, a razão deste otimismo seria a importância emocional que envolve a data e o atual cenário econômico.
Segundo a economista, estes fatores levarão muitos consumidores às compras e com isso o varejo aumentará o lucro.
"Apesar do aumento da inflação, do dólar e da taxa de juros, o bom momento do mercado de trabalho e a ampliação da oferta ao crédito vão impulsionar as vendas do Natal", explicou. O Natal deve movimentar entre R$ 3,1 e R$ 3,13 bilhões no setor de comércio e serviços de Belo Horizonte. O que para a CDL/BH é um desempenho satisfatório. "Embora 2013 esteja caracterizando-se como um ano de menor crescimento do consumo, na comparação com o ano passado, a nossa perspectiva é otimista", afirmou.
Com o intuito de movimentar mais o mercado, Iracy Pimenta ressaltou a importância do comerciante investir na qualificação dos colaboradores, em vitrines decorativas e em condições de pagamento acessíveis a fim de conquistar os consumidores que se mostram cada vez mais dispostos a elevar seu padrão de consumo.
* Com informações da CDL/BH