Pesquisa da CDL-BH

Compras de Natal: consumidores prometem lotar shoppings, gastar mais de R$ 500 e priorizar os filhos

Cenário traçado no levantamento também mostra que as pessoas estão em busca de agilidade no atendimento

Do HOJE EM DIA
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Publicado em 04/12/2024 às 13:31.Atualizado em 04/12/2024 às 13:49.
Maioria dos presentes deve ir para os filhos, que vão ganhar, principalmente, roupas e brinquedos (Prostooleh/Freepik)
Maioria dos presentes deve ir para os filhos, que vão ganhar, principalmente, roupas e brinquedos (Prostooleh/Freepik)

Os shoppings devem ser os locais mais procurados pelos consumidores de Belo Horizonte para adquirir os presentes de Natal. Quase 40% das famílias pretendem escolher os centros de compras, conforme aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH). A maioria dos mimos deve ir para os filhos, que vão ganhar, principalmente, roupas e brinquedos.

Conforme o levamento da CDL, a intenção dos consumidores é comprar, em média, dois presentes, gastando em média R$ 517,02. Na comparação com o valor médio por presente do ano anterior, observa-se aumento de 47%, passando de R$ 175,42 para R$ 258,51. A pesquisa ouviu 200 pessoas, de 25 a 27 de novembro.

Veja os locais que serão priorizados pelos consumidores 

  • Shopping center: 39,1%
  • E-commerce: 25%
  • Lojas do Centro de BH: 17,4%
  • Pequenos comerciantes autônomos: 15,2%
  • Lojas de bairro: 14,1%
  • Shoppings populares: 7,6%
  • Mercados e supermercados: 3,3%
  • Feiras livres, como a Feira Hippie: 3,3%
  • Redes Sociais: 1,1%
  • Não souberam ou não responderam somam 4,3%

* A soma dos percentuais supera 100%, pois os entrevistados podem mencionar mais de um local. 

O levantamento também mostra os motivos que influenciam os consumidores na escolha do local de compra. Confira:

  • Agilidade no atendimento 27,2%
  • Preço 25%
  • Credibilidade da loja 14,1%
  • Localização 9,8%
  • Possibilidade de experimentação do produto 7,6%
  • Ambiente agradável 6,5%

A pesquisa da CDL também mostra que filhos e a mães serão os mais presenteados no Natal. “Esses grupos refletem as relações familiares mais próximas e prioritárias para os consumidores na hora de investir em presentes de maior valor. A expectativa é que eles recebam itens como brinquedos, calçados e roupas, considerando o tíquete médio dos produtos mais citados pelos entrevistados”, afirmou Marcelo de Souza e Silva. 

Veja quem deve receber os presentes

  • Filhos e/ou enteados 40,2%
  • Mãe e/ou madrasta 39,1%
  • Irmãos 19,6%
  • Sobrinhos 18,5%
  • Esposa 17,4%
  • Pai ou padrasto 16,3%
  • Netos 10,9%
  • Afilhados 5,4%
  • Marido 4,3%, avós 3,3%
  • Primos 2,2%
  • Bisnetos 1,1%
  • Genro, nora e tios 1,1
  • Também foram citados namorados (8,7%), amigo (7,6%), filhos de amigos (5,4%) e vizinho (1,1%)

Roupas, brinquedos e calçados, nessa ordem, serão os produtos mais procurados pelos consumidores, de acordo com a pesquisa. Veja a lista:

  • Roupas 39,1%
  • Brinquedos 18,5%
  • Calçados 15,2%
  • Cosméticos 8,7%
  • Eletrônicos 8,7%
  • Acessórios - óculos, joias e relógios 5,4%
  • Livros e itens de papelaria 4,3%
  • Eletrodomésticos 3,3%
  • Itens de decoração 3,3%

Maioria dos consumidores vai pagar à vista

O pagamento à vista será a escolha de 60,9% dos consumidores. Já para 35,9%, o pagamento à prazo, com uma média de quatro parcelas, será a principal modalidade. 

“Tanto para os que irão pagar à vista quanto para os que devem escolher o parcelamento, o principal motivo para a escolha desta forma de pagamento é o controle de gastos e a praticidade”, explica o presidente da CDL/BH. 

O pagamento à vista citado pelos entrevistados será realizado das seguintes formas: 

  • Débito: 26,1%
  • Dinheiro: 17,4%
  • PIX: 14,1%
  • À vista no crédito: 3,3%

Vendas de Natal devem injetar R$ 2,5 bilhões na economia de BH

A pesquisa da CDL também mostrou que o comércio de Belo Horizonte está otimista com as vendas de Natal. A expectativa é que R$ 2,5 bilhões sejam injetados na economia. O valor é 1,55% maior do que o registros em 2023. 

Conforme o levantamento, 67% dos comerciantes acreditam que as vendas serão melhores neste ano. Para potencializar as vendas, sete em cada dez vão investir em divulgação e 66% na variedade do mix de produtos. A decoração da loja foi citada por 48% e 29% vão flexibilizar as formas de pagamento. 

"Temos uma boa expectativa para o período e o comércio está preparado para atender às demandas da temporada. O supertrimestre tem sido muito positivo, com bom desempenho no Dia das Crianças e na Black Friday. Agora, com o Natal, esperamos encerrar o ano de 2024 com um crescimento de 2,78% nas atividades do varejo", afirmou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

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