Compras de Natal: consumidores prometem lotar shoppings, gastar mais de R$ 500 e priorizar os filhos
Cenário traçado no levantamento também mostra que as pessoas estão em busca de agilidade no atendimento
Os shoppings devem ser os locais mais procurados pelos consumidores de Belo Horizonte para adquirir os presentes de Natal. Quase 40% das famílias pretendem escolher os centros de compras, conforme aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH). A maioria dos mimos deve ir para os filhos, que vão ganhar, principalmente, roupas e brinquedos.
Conforme o levamento da CDL, a intenção dos consumidores é comprar, em média, dois presentes, gastando em média R$ 517,02. Na comparação com o valor médio por presente do ano anterior, observa-se aumento de 47%, passando de R$ 175,42 para R$ 258,51. A pesquisa ouviu 200 pessoas, de 25 a 27 de novembro.
Veja os locais que serão priorizados pelos consumidores
- Shopping center: 39,1%
- E-commerce: 25%
- Lojas do Centro de BH: 17,4%
- Pequenos comerciantes autônomos: 15,2%
- Lojas de bairro: 14,1%
- Shoppings populares: 7,6%
- Mercados e supermercados: 3,3%
- Feiras livres, como a Feira Hippie: 3,3%
- Redes Sociais: 1,1%
- Não souberam ou não responderam somam 4,3%
* A soma dos percentuais supera 100%, pois os entrevistados podem mencionar mais de um local.
O levantamento também mostra os motivos que influenciam os consumidores na escolha do local de compra. Confira:
- Agilidade no atendimento 27,2%
- Preço 25%
- Credibilidade da loja 14,1%
- Localização 9,8%
- Possibilidade de experimentação do produto 7,6%
- Ambiente agradável 6,5%
A pesquisa da CDL também mostra que filhos e a mães serão os mais presenteados no Natal. “Esses grupos refletem as relações familiares mais próximas e prioritárias para os consumidores na hora de investir em presentes de maior valor. A expectativa é que eles recebam itens como brinquedos, calçados e roupas, considerando o tíquete médio dos produtos mais citados pelos entrevistados”, afirmou Marcelo de Souza e Silva.
Veja quem deve receber os presentes
- Filhos e/ou enteados 40,2%
- Mãe e/ou madrasta 39,1%
- Irmãos 19,6%
- Sobrinhos 18,5%
- Esposa 17,4%
- Pai ou padrasto 16,3%
- Netos 10,9%
- Afilhados 5,4%
- Marido 4,3%, avós 3,3%
- Primos 2,2%
- Bisnetos 1,1%
- Genro, nora e tios 1,1
- Também foram citados namorados (8,7%), amigo (7,6%), filhos de amigos (5,4%) e vizinho (1,1%)
Roupas, brinquedos e calçados, nessa ordem, serão os produtos mais procurados pelos consumidores, de acordo com a pesquisa. Veja a lista:
- Roupas 39,1%
- Brinquedos 18,5%
- Calçados 15,2%
- Cosméticos 8,7%
- Eletrônicos 8,7%
- Acessórios - óculos, joias e relógios 5,4%
- Livros e itens de papelaria 4,3%
- Eletrodomésticos 3,3%
- Itens de decoração 3,3%
Maioria dos consumidores vai pagar à vista
O pagamento à vista será a escolha de 60,9% dos consumidores. Já para 35,9%, o pagamento à prazo, com uma média de quatro parcelas, será a principal modalidade.
“Tanto para os que irão pagar à vista quanto para os que devem escolher o parcelamento, o principal motivo para a escolha desta forma de pagamento é o controle de gastos e a praticidade”, explica o presidente da CDL/BH.
O pagamento à vista citado pelos entrevistados será realizado das seguintes formas:
- Débito: 26,1%
- Dinheiro: 17,4%
- PIX: 14,1%
- À vista no crédito: 3,3%
Vendas de Natal devem injetar R$ 2,5 bilhões na economia de BH
A pesquisa da CDL também mostrou que o comércio de Belo Horizonte está otimista com as vendas de Natal. A expectativa é que R$ 2,5 bilhões sejam injetados na economia. O valor é 1,55% maior do que o registros em 2023.
Conforme o levantamento, 67% dos comerciantes acreditam que as vendas serão melhores neste ano. Para potencializar as vendas, sete em cada dez vão investir em divulgação e 66% na variedade do mix de produtos. A decoração da loja foi citada por 48% e 29% vão flexibilizar as formas de pagamento.
"Temos uma boa expectativa para o período e o comércio está preparado para atender às demandas da temporada. O supertrimestre tem sido muito positivo, com bom desempenho no Dia das Crianças e na Black Friday. Agora, com o Natal, esperamos encerrar o ano de 2024 com um crescimento de 2,78% nas atividades do varejo", afirmou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
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