Consumidor vai às compras para aproveitar os descontos da temporada de liquidações de janeiro: compra de oportunidade é o que prevalece, afirmam lojistas (Maurício Vieira)
As promoções de janeiro já entraram no planejamento dos consumidores de Belo Horizonte e os descontos de até 70% agradaram os clientes que vão aos shoppings em busca de boas oportunidades. Para quem quer comprar, é a chance de encontrar bons preços e, para os lojistas, o momento para esvaziar os estoques de verão e abrir espaços nas prateleiras para as novas coleções.
Durante todo o mês, lojas de rua e centros comerciais têm investido em promoções para atrair os clientes e manter o movimento após as euforias de compra no final de ano. Mas quem quiser aproveitar tem que correr.
O gerente de marketing do Shopping Cidade, na região central de Belo Horizonte, André Santi, explica que é um tipo de compra diferente. “Na Black Friday o consumidor busca um produto para ele – uma televisão ou um celular, por exemplo. No Natal, o presente é para outras pessoas. Agora, em janeiro, é a oportunidade de vir e encontrar produtos com bons preços”, explica.
A consumidora Renata da Penha, moradora de Belo Horizonte, não perdeu a oportunidade. Ela foi ao dentista e aproveitou para dar uma passada no shopping e conferir as promoções. “Os preços estão muito bons! Eu vim procurando algumas roupas e estou levando muito mais do que eu queria”, brinca.
Renata deu uma “passadinha” no shopping e acabou comprando mais do que queria para aproveitar os preços (Maurício Vieira)
Denilson Santos, gerente de uma loja de vestuário, conta que o preço é o diferencial. “É uma tradição e os consumidores esperam por este momento. O movimento está bom e a expectativa é a de que a gente encerre a promoção com vendas melhores do que nos últimos anos”, conta.
Cuidado
Porém, mesmo sendo um momento esperado com preços e condições de compra pensadas para seduzir o consumidor, é preciso ficar atento para não cair em armadilhas. Para que a temporada de promoções e compras seja benéfica para todos, alguns cuidados devem ser tomados por lojistas e consumidores.
A economista da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Ana Paula Bastos, alerta sobre alguns riscos. “Muitas vezes, o consumidor atenta-se somente ao valor da parcela, mas não analisa o real impacto em seu orçamento. Por isso, é importante entender o quanto essa parcela compromete a renda e estabeleça um limite, pois quanto maior o número de pagamentos, maior o tempo de orçamento comprometido”, orienta.
Segundo ela, o ideal é que o consumidor, sempre que possível, opte pelo pagamento à vista. Mas caso não consiga, é muito importante ficar atento aos juros do parcelamento, o quanto eles irão aumentar o valor final do produto e tentar negociar com o lojista.
Oportunidade
E mesmo sendo uma época marcada pelas “compras de oportunidade”, é necessário que o consumidor saiba o que está procurando e ter noção do preço do produto. “É muito importante que o consumidor acompanhe o histórico de preços do produto que deseja comprar, pois, assim ele saberá se, de fato, o desconto vale a pena”, avisa.
Atenção necessária também para os lojistas que ainda pretendem fazer promoções neste início de ano. A economista da CDL/BH avisa que é preciso saber se o fluxo de caixa permite promoções muito agressivas. Além disso, diz que é fundamental mirar no seu próprio negócio ao invés de ficar tentando correr atrás de concorrentes.
“Cada lojista tem sua realidade e ele deve se atentar a ela”, afirma a economista.