Com a proximidade da Black Friday, lojistas e consumidores devem redobrar a atenção para evitar prejuízo financeiro e muita dor de cabeça. A grande movimentação nas lojas físicas e virtuais costuma ser o cenário perfeito para golpistas, que têm em Minas um dos alvos preferidos. Estado aparece no “top 3” dos que mais sofrem com tentativa de fraude no ambiente digital no Brasil, por exemplo, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo, segundo pesquisa da Serasa Experian com dados do primeiro semestre. Em Belo Horizonte, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) soltou uma lista de recomendações.
No ano passado, o Mapa da Fraude elaborado pela ClearSale, especialista em combate às fraudes digitais, mostrou que somente no mês da megaliquidação foram registradas 334,9 mil tentativas de golpe envolvendo compras online. Considerando o período da ação comercial, entre os dias 23 e 26 de novembro, foram pelo menos 400 atos criminosos por hora e mais de R$ 100 milhões de tentativas em atos de compra e venda fraudulentos.
“É fundamental estar atento para se prevenir dessas fraudes e não prejudicar a reputação da data, que é tão importante para o varejo”, pondera o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. “É muito importante manter a atenção em determinados comportamentos e ofertas”, aconselha o dirigente.
Sou consumidor, o que faço?
Desconfiar de promoções e ofertas de produtos com valores muito baixos é uma das orientações da CDL para os consumidores. Pesquisar sobre a reputação do estabelecimento físico e virtual é também fundamental para fugir de propagandas enganosas. Outra dica importante é evitar clicar em links de e-mail e mensagens que não sejam de um remetente conhecido e confiável. Na dúvida, é melhor verificar com a loja emissora se a mensagem é verdadeira e buscar informações nos canais oficiais.
O uso de cartões virtuais na hora da compra é considerado um procedimento mais seguro, pois os dados expiram em prazo determinado. Nas lojas físicas, a orientação é dar preferência a pagamentos em cartão de débito ou PIX, “evitando transitar com dinheiro em espécie”.
Já os lojistas são orientações a prestar atenção ao “comportamento” das pessoas no interior da loja, “em especial aquelas com atitudes inquietas”, nunca expor produtos do lado de fora e adotar ações conjuntas com comerciantes vizinhos - como abertura e fechamento de lojas no mesmo horário
Uma tentativa de golpe a cada três segundos
Conforme o estudo da Serasa Experian, a cada três segundos houve o registro de uma tentativa de golpe nos primeiros seis meses do ano. Ao todo, 5,3 milhões de ocorrências foram evitadas no período por meio das camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança. Somente em junho, foram 860.966 registros, número 4,6% maior do que o reportado no mesmo mês de 2023.
O indicador ainda mostra que mais da metade (60,4%) das tentativas de fraudes evitadas no período foram identificadas por inconsistências nos dados cadastrais, e outras 33,2% por padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e validação biométrica. Por fim, 6,4% foram evitadas pelos comportamentos suspeitos em dispositivos – como associações anteriores com fraudes.
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