DataViva gera plano estratégico para a educação profissional

Tatiana Moraes - Hoje em Dia
29/11/2013 às 07:03.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:27
 (André Brant)

(André Brant)

O DataViva – plataforma de armazenamento e visualização de dados sobre trabalho e exportação de todos os Estados e municípios do Brasil – será utilizado pelo governo de Minas Gerais no desenvolvimento de um planejamento estratégico para a educação profissional. A partir do banco de dados, desenvolvido pelo governo e lançado na quarta, especialistas vão mapear a demanda e a oferta de mão de obra em Minas e, depois, convidar representantes da cadeia educacional para elaborar um Pacto de Desenvolvimento da Educação Profissional em Minas Gerais.

Para acessar o DataViva http://dataviva.info/

“Nem sempre os cursos oferecidos pelas instituições são os mais demandados pelo mercado. A partir do DataViva, podemos oferecer exatamente o que a economia precisa”, afirma o diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo Estadual, André Barrence.

A plataforma compila dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), apresentando-os de uma forma de fácil entendimento. Conforme explica um dos idealizadores do projeto, Cesar Hidalgo, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o objetivo do DataViva é fazer com que o usuário navegue pelas principais informações do Estado e do país de uma forma fácil e intuitiva.

“As pessoas passam muito tempo elaborando relatórios, que nem sempre são utilizados da forma correta. O DataViva muda essa cultura”, diz Cesar. Ou
seja, mais resultado com menos esforço e em menos tempo.

Uso por empresas

Hidalgo explica que a plataforma, composta por oito aplicativos capazes de gerar mais de 100 milhões de visualizações, deve ser exaustivamente utilizada por empresas interessadas em investir em Minas.

“O empresário pode optar por fazer a busca por tipo de indústria ou localidade em que deseja atuar, por exemplo”, comenta. A partir da escolha, a plataforma gera dados como a quantidade de mão de obra qualificada e disponível localmente para aquele determinado setor.

Apresenta, ainda, quais tipos de profissionais poderiam ser treinados para assumir determinada função e mostra onde eles estão.

Confira o vídeo: 
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por