De olho em novo mercado, Teksid amplia fábrica de Betim

Bruno Porto - Hoje em Dia
12/12/2013 às 07:14.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:45

(Renato Cobucci)

Veículos mais leves e com menor consumo de combustível são diretrizes básicas do novo regime automotivo brasileiro, o Inovar Auto, que trouxe ao Brasil a tendência de substituição de grande parte das autopeças de ferro pelo alumínio, tecnologia mundialmente consolidada. De olho nesse novo mercado, a Teksid, instalada em Betim, na região Metropolitana de Belo Horizonte, detentora de 70% do mercado nacional de blocos de motores, vai investir em sua primeira linha de produção de blocos em alumínio no país.

A empresa, controlada pelo grupo italiano Fiat, deve receber na próxima terça-feira o sinal verde para o início das obras, que também incluem a ampliação da capacidade de produção de cabeçotes de alumínio.

A expansão exigirá, durante a operação com a nova capacidade, a contratação de 360 profissionais para a área de alumínio, hoje composta por 300 trabalhadores. Um novo galpão, com área de 14,8 mil metros quadrados, será construído, o que significa dobrar a linha de alumínio de tamanho.

Pelo decreto 7.716/2012, que instituiu o Inovar Auto, os veículos comercializados a partir de 2017 terão de consumir 12,08% menos combustível do que hoje. As fabricantes de veículos que pretendem fazer parte do novo regime automotivo terão que assumir o compromisso de produzir e comercializar automóveis mais econômicos.

Parecer

O projeto de expansão tem parecer favorável dos técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e terá seu pedido de licença apreciado no dia 17 deste mês. Segundo informações prestadas pela empresa à Semad, o novo galpão vai abrigar nove novas máquinas de fundição sob pressão e mais quatro fornos a gás.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, João Alves de Almeida, diz que a empresa opera hoje com utilização de mais de 90% de sua capacidade instalada e que os planos de expansão já haviam sido comentados anteriormente por representantes da Teksid. Nenhum diretor da empresa estava disponível para entrevistas na quarta-feira (11).

Incremento

No primeiro semestre deste ano, a unidade de peças em alumínio da Teksid ultrapassou a média mensal de vendas de 30 mil peças (cabeçotes) ao mês, chegando a 50 mil peças. A perspectiva era de incremento na segunda metade do ano.

O grupo Fiat, controlador da Teksid, anunciou em maio deste ano um pacote de investimentos no Brasil no período 2013-2016 de R$ 15 bilhões, mas não detalhou a cifra que seria destinada a cada empresa do grupo. Além da Teksid, são empresas do grupo no país a Fiat Automóveis, a Magneti Marelli, a Iveco, a Case New Holland e a Fiat Powertrain

Ficha técnica

TEKSID

Setor de atuação: Autopeças
Participação de mercado no Brasil: 70% no segmento de blocos de motores
Presença industrial: Brasil, México, Portugal, França, Itália, Polônia e China
Empregados no Brasil: 3.956 trabalhadores 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por