De xampu a sabão: produzir em casa é saída para crise

Tatiana Moraes - Hoje em Dia
Hoje em Dia - Belo Horizonte
11/10/2015 às 08:09.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:00

Desemprego aumentando, juros nas alturas e inflação corroendo a renda do consumidor – em setembro, bateu a casa dos 10,59% em 12 meses em Belo Horizonte. Com o cenário financeiro de arrocho, economizar é palavra de ordem. E, para reduzir gastos, o jeito é cortar o carrinho de compras e até mesmo fabricar alguns produtos em casa. A redução nos gastos pode chegar a 80%.

Os produtos de higiene pessoal, cujos preços aumentaram 6,44% na capital mineira nos últimos doze meses, e os de limpeza, que registraram elevação de 4,86% no mesmo período, normalmente são os primeiros a serem colocados na berlinda. Há quem troque as marcas, substituindo as mais conhecidas, e mais caras, pelas mais populares. Outra saída é produzir os materiais. É simples, fácil e muito mais barato.

Com o bolso apertado, o garçom Júlio César Santos decidiu, há 10 meses, investir pesado na fabricação de produtos de limpeza. “Consegui reduzir em 80% o gasto com esse tipo de material”, afirma. A ideia deu tão certo que Santos resolveu produzir em larga escala e comercializar os produtos.

Santos fabrica, em casa, e vende detergente, sabão em barra, amaciante, desinfetante e outros produtos. O retorno tem sido excelente. Segundo o microempresário, o faturamento mensal com a venda dos produtos é três vezes superior ao que ele ganha como garçom.
“A crise não passou na minha porta. Eu não gasto mais com os produtos e ainda faturo com o que produzo. Afinal, o resultado do meu produto e do comprado no supermercado é o mesmo. Mas o meu custa até 60% menos”, comemora.

O Hoje em Dia pegou dicas de especialistas e montou um kit de produtos naturais, para economizar!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por