Protocolo de Intenções

Dependente da mineração, Prefeitura de Itatiaiuçu firma acordo para diversificar a economia local

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
31/08/2022 às 15:32.
Atualizado em 31/08/2022 às 15:41

Presidente da Amig, José Fernando, presidente do Ibram, Raul Jungmann, e o prefeito de Itatiaiuçu, Romer Soares (Lucas Prates / Hoje em Dia)

O município de Itatiaiuçu, na Região Central de Minas Gerais, assinou, nesta quarta-feira (31), o Protocolo de Intenções, documento que firma acordo para diversificar a economia local para além da mineração. O acordo é firmado entre a prefeitura, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig).

Itatiaiuçu se torna a segunda cidade mineira a assinar o acordo. A primeira foi Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O prefeito em exercício de Itatiaiuçu, Romer Soares (Cidadania), afirmou que, a partir da assinatura do documento, começa uma “nova era” para a cidade.

“Começa uma nova história para Itatiaiuçu. Tendo como pilar a mineração, mas já começa a diversificar essa economia com sustentabilidade. Hoje, 80% da arrecadação vem das mineradoras, isso nos preocupa muito. Eu quero que no dia em que a mineração acabar, a cidade esteja diversificada e os moradores estejam com uma qualidade de vida muito boa”, afirma.

Segundo o prefeito, esse processo se trata de antecipar uma exaustão do setor, já que as mineradoras dizem ter vida útil até 2050 no município. De acordo com o presidente do Ibram, Raul Jungmann, a mineração é fadada a acabar sempre. “É um bem não renovável, um dia acaba. E quando acaba, há uma redução de imposto, de emprego, de arrecadação, e a cidade sofre. Então, a diversificação é necessária para que existam outras atividades produtivas que deem sustentação à cidade”, diz.

“A mineração brasileira após (as tragédias de) Mariana e Brumadinho teve que se reinventar e inaugurar um novo tempo, onde a sustentabilidade e a segurança estejam em seu DNA”, declara o presidente da Amig, José Fernando Aparecido de Oliveira.

Itatiaiuçu tem  mais de 11 mil habitantes, segundo o último levantamento do IBGE. A receita do município, segundo a prefeitura, é de R$ 141 milhões por ano. A cidade está a 70 quilômetros de Belo Horizonte.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por