A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, conversaram nesta terça-feira em Berlim sobre a criação de uma autoridade independente de supervisão bancária na Europa, além da preparação da próxima cúpula da União Europeia, que acontece no mês que vem.
Segundo o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, Merkel e Draghi "concordaram que uma considerável disposição para a implementação de reformas é necessária na Europa - entre os países e também dentro da união monetária - para melhorar a competitividade e reconquistar credibilidade".
Mais cedo hoje, Merkel pediu que sejam dados novos passos em direção à integração da zona do euro, mas alertou os países a agirem cuidadosamente na criação de um órgão supervisor bancário europeu.
Segundo a proposta da Comissão Europeia, a nova autoridade reguladora teria poder para fiscalizar os 6 mil bancos da Europa, mas a Alemanha quer que esse monitor se concentre apenas nos grandes bancos, com operações em vários países, ou seja, que podem afetar a estabilidade do sistema financeiro. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br