Em Londres, governo reforça respeito a contratos

Fernando Nakagawa, correspondente
01/03/2013 às 15:39.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:29

O seminário realizado nesta sexta-feira pelo governo brasileiro para atrair investidores estrangeiros teve um tema comum nos discursos: a defesa de que o Brasil respeita contratos. O tema foi citado por praticamente todos os palestrantes, da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ao presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, passando pelo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e outros palestrantes do governo.

Antes de qualquer questão dos mais de 300 investidores presentes, os representantes do governo brasileiro se anteciparam em explicar que contratos são respeitados e que, por isso, o Brasil continua atraindo estrangeiros: seja pelo volume de Investimento Estrangeiro Direto (IED) ou pelo número de empresas que têm participado de recentes processos de concorrência, como em concessões do setor elétrico.

Depois da palestra, a ministra foi questionada pela Agência Estado sobre a razão da recorrência do tema nos discursos. Gleisi disse que há "muita especulação, especialmente na imprensa, sobre o setor elétrico".

"Estamos sempre muito abertos ao diálogo e sempre realizamos audiências públicas. Nessas audiências, colhemos sugestões para adequar e melhorar. Mas percebemos que havia muita especulação, especialmente na imprensa, sobre o setor elétrico em relação à renovação dos contratos", disse. "Portanto, achamos que devemos reafirmar que cumprimos contratos. As prorrogações consideraram essa situação e temos um marco seguro para os investimentos", disse.

Durante palestra, a ministra disse que, "ao contrário do que se dissemina, o governo sempre respeitou contratos". "Nunca houve indicação de renovação automática desses contratos. Os contratos previam novas licitações e essa foi uma alternativa através de medida legal de renovação antecipada das novas condições", argumentou Gleisi.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por