Mercado

Empresa carioca registra boom após case de sucesso para shopping mineiro

Da Redação
09/02/2023 às 21:22.
Atualizado em 09/02/2023 às 21:23

(Divulgação)

Quem passeia pelos corredores dos shopping centers geralmente nem percebe, mas tudo ali foi cuidadosamente pensado para gerar conforto, aumentar o tempo de permanência e, de preferência, fazer os usuários gastarem. E é aí que entra o trabalho dos profissionais da área de design, sobretudo os craques em sinalização ambiental. Para otimizar a percepção visual, eles se valem de elementos como placas, pictogramas, totens, letreiros, materiais e sistemas de cores para garantir interconexão entre diversidade, acessibilidade, inclusão e sustentabilidade, consideradas prioridades estratégicas nesse segmento comercial. 

(Divulgação)

Esse recurso ganha cada vez mais espaço no meio corporativo por ser considerado uma ferramenta capaz de otimizar as campanhas de marketing. Premiado internacionalmente e com trabalhos executados em quase todo o Brasil, a CLA Programação Visual  -  escritório carioca especializado em design de sinalização ambiental - registrou aumento de 20% na demanda em 2022,  o que abriu caminho para projetos em novos nichos (mercado pet; restaurantes e delivery e parques temáticos), contratação de mais dois designers e aumento do portfólio de serviços complementares.   

À frente da empresa, a designer Cynthia Araújo revela que a expansão veio a partir de um projeto elaborado para o Shopping Estação BH, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. “Hoje, do Oiapoque ao Chuí, a CLA está presente em 23 dos 27 estados brasileiros. Essa foi uma conquista do design brasileiro e um reconhecimento de que estamos no caminho certo, por meio de projetos que possibilitam o desenvolvimento desse segmento da comunicação visual", diz a gestora, acrescentando que “desenvolver um projeto de sinalização implica em deixá-lo atrativo, acolhedor e seguro”. 

(Divulgação)

A partir desta premissa os designers da CLA desenvolveram desde os primeiros traços um conceito visual para o Estação BH mesclando a tradição mineira com a modernidade.  Uso do vidro, um material 100% reciclável, e do aço corten - metal resistente a intempéries -  atendeu à ideia principal de sugerir uma impressão de movimento quando os usuários estivessem caminhando pelo mall. Deu muito certo! O resultado chamou a atenção dos editores da luxuosa série Way of the sign (Art Power), a “bíblia” dos profissionais da área de design e que consagrou o projeto como um dos melhores do mundo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por