Especializada no desenvolvimento de múltiplas tecnologias renováveis em economias emergentes, a empresa norueguesa Scatec irá investir pelo menos R$ 350 milhões em Pintópolis, no Norte de Minas. A previsão é que as operações comerciais na região sejam iniciadas no fim de 2025, com a instalação de um parque de geração de energia fotovoltaica capaz de produzir 105 MW (142 MWp).
"Atualmente, Minas Gerais gera mais de 95% de sua energia a partir de fontes renováveis. Esse marco destaca porque o estado lidera o processo de descarbonização e transição energética. Hoje, a Scatec se tornou uma nova parceira nessa missão, gerando empregos e renda em nosso estado", afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
Na reunião que marcou o anúncio, o governador Romeu Zema (Novo) destacou a importância do investimento do setor energético para o desenvolvimento do Norte do Estado.
"Esta usina fotovoltaica vai injetar R$ 350 milhões de investimentos na economia local, levando desenvolvimento e gerando energia limpa para a região. É importante lembrar também que a cidade de Pintópolis já está recebendo outra série de benefícios da nossa gestão, como a pavimentação da rodovia Pintópolis-Urucuia e também a tão sonhada construção da ponte sobre o Rio São Francisco, que é uma obra prometida há cerca de 70 anos", disse Zema.
Além do anúncio do investimento da Scatec, que deve gerar dez empregos diretos para a operação e manutenção da usina solar, o encontro foi marcado pela assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Governo de Minas Gerais e a Câmara de Comércio Brasil-Noruega (BNCC). O objetivo do MoU é fortalecer as relações comerciais e empresariais entre Minas Gerais e a Noruega.
A consolidação desta parceria faz parte de uma estratégia mais ampla para fortalecer os laços entre Brasil e Noruega, particularmente com Minas Gerais, visando aumentar a visibilidade internacional do estado e intensificar seu relacionamento com o país nórdico.
Sobre a Empresa
A Scatec é um grupo econômico norueguês focado na produção de energia renovável. A empresa atua no desenvolvimento, construção e operação de usinas solares, eólicas e hidrelétricas, além de soluções para armazenamento de energia.
Suas operações estão presentes no Brasil, com instalações em Quixeré (Ceará) e Assú (Rio Grande do Norte), além de diversos outros países, como África do Sul, Egito, Ucrânia, Polônia, Tunísia e Filipinas, entre outros.
Leia mais: