Empresas Cowan e Orteng disputam leilões de petróleo e gás

Bruno Porto - Hoje em Dia
Publicado em 09/04/2013 às 11:59.Atualizado em 21/11/2021 às 02:40.

Duas empresas mineiras estão na disputa pelos blocos exploratórios da 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP): Cowan e Orteng. A intenção do governo federal de aumentar a participação dos pequenos e médios grupos no setor animou a Cowan, que iniciará a produção do óleo combustível, em 2013, sob aportes de R$ 20 milhões, e se prepara para novas empreitadas.

“A decisão estratégica é ter como prioridade o crescimento do setor de óleo o gás. Já estamos na África, e buscamos novas oportunidades dentro e fora do país”, afirma o diretor de óleo e gás da Cowan, Guilherme Santana.

A empresa tem atuação nos setores de mineração, construção e infraestrutura. Na exploração petrolífera, aguarda as licenças ambientais para iniciar a produção de petróleo em São Mateus, no Espírito Santo. A Cowan também detém blocos explorató-rios no Recôncavo, Rio do Peixe e na África. Como prestadora de serviço, a companhia já tem ampla expertise.

A ANP volta a promover os leilões depois de 4 anos. Santana observa que o hiato levou a empresa a buscar oportunidades fora do Brasil. “Fomos para a África. Temos dois blocos gigantes na Namíbia, que somam 11,2 mil quilômetros quadrados de área e estamos buscando mais negócios no país. Embora a África seja o principal foco fora do Brasil, também estudamos o mercado da América Latina”, afirma.

Para o leilão da ANP, Santana ainda aguarda os dados da agência reguladora, mas a intenção é arrematar blocos para dar prosseguimento ao crescimento da empresa. “Tanto o governo como a ANP estão com boas opções para as empresas entrantes nesse mercado. Temos as opções de blocos maduros e a divisão das operadoras em A, B e C, o que também abre mercado”.

Blocos maduros são aqueles onde o volume de produção entrou em declínio e costumam não despertar interesse de grandes produtores, mas são considerados boas oportunidades para exploradores de menor porte. A divisão da ANP estipulou conforme o porte que as empresas C só podem atuar em terra (onshore), as operadoras B em terra e em águas rasas e as companhias A podem operar também em águas profundas. Todos os blocos da Cowan no Brasil são em terra. Na África, em água profundas. Na Orteng, nenhum diretor foi encontrado para comentar a habilitação da empresa ao leilão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por