A norte-americana Brown-Forman, fabricante do uísque Jack Daniel's, vai instalar um centro de distribuição na cidade de Extrema, no Sul de Minas. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) pelo governo do Estado, que assinou protocolo de intenções com a empresa.
O protocolo de intenções com o governo de Minas foi assinado por intermédio da Invest Minas, a agência de desenvolvimento do Executivo.
“A chegada desta companhia de grande atuação no mercado mundial representa mais um marco de desenvolvimento e vai impulsionar ainda mais a geração de emprego e renda para os mineiros”, disse o governador Romeu Zema (Novo).
O governo não divulgou os montantes envolvidos, mas informou que a nova estrutura deve gerar cerca de dez empregos diretos.
O CD em Extrema será o segundo da empresa no país, somando-se à unidade instalada em Santa Catarina.
“A localização estratégica para o nosso negócio, com fácil e rápido acesso aos grandes centros, e o modelo de administração tributária que o Estado de Minas nos oferece pesaram na escolha por instalar nosso novo CD em Extrema”, afirmou Nilton Nunes, um dos gestores da empresa no Brasil.
A marca, de acordo com o governo, está presente em 170 países. Além do Jack Daniel’s, a empresa também é detentora do uísque Old Forester, das tequilas Herradura e El Jimador e da vodka Finlândia.
A nova unidade será o ponto principal de distribuição de produtos da empresa, atendendo as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A projeção é que 80% do volume de vendas da Brown-Forman Brasil seja atendido por esse CD. Em 2020, a empresa comercializou mais de 540 mil caixas de bebidas para os brasileiros.
Contando com o apoio da DHL, uma das gigantes mundiais do setor logístico, a Brown-Forman utilizará, inicialmente, as instalações de um dos condomínios já existentes em Extrema.
As operações do novo CD da Brown-Forman começam em março. A expectativa é que, até o fim deste semestre, tudo esteja funcionando por completo.