A Fitch colocou o rating soberano 'AAA' de longo prazo do Reino Unido em observação para possível rebaixamento. Em comunicado, a agência de classificação de risco diz que pretende concluir sua análise do rating britânico no fim de abril. O rating 'F1+' de curto prazo e o teto 'AAA' do país não foram afetados pela decisão.
A avaliação para possível rebaixamento reflete as últimas projeções econômicas e fiscais publicadas pelo Escritório de Responsabilidade Orçamentária (OBR, na sigla em inglês), que indicam que a dívida do governo britânico vai atingir o pico mais tarde e num nível mais elevado do que a Fitch esperava.
Segundo a agência, o OBR prevê que o endividamento bruto do governo britânico e a dívida líquida do setor público vão atingir o auge em 2016-2017, a 100,8% e 85,6% do Produto Interno Bruto (PIB), respectivamente.
A Fitch já havia alertado anteriormente que a eventual falha do Reino Unido em manter sua dívida bruta abaixo de 100% e de diminuí-la para 90% no médio prazo provavelmente resultaria no rebaixamento dos ratings britânicos. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br