Foi enganado? Saiba como reclamar da Black Friday pelo Whatsapp do Reclame Aqui

Da Redação (*)
29/11/2019 às 08:47.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:51

A Black Friday é um evento anual que reúne descontos abundantes em diversos produtos e serviços, acontece oficialmente nesta sexta-feira (29) mas muitas promoções já começaram durante a semana, e com isso, as reclamações. Para o consumidor aproveitar a data de verdade é preciso ficar atento na hora das compras para evitar cair em armadilhas . Todos os anos a plataforma Reclame Aqui espera um aumento na média de reclamações por conta do evento, e para facilitar para o consumidor, em 2019 ele terá a oportunidade de fazer sua queixa pelo aplicativo Whatsapp.

Disponivél desde abril deste ano e com cerca de 3 mil reclamações por dia, a ferramenta já apresenta um aumento de 12% de todo o volume do site, e recebe cerca de 1 milhão de visitas por mês e mais de 30 mil reclamações todos os dias. 

Confira passo a passo de como reclamar da Black Friday pelo Whatsapp do Reclame aqui:

1º passo: Adicione o número

Adicione o Whatsapp do Reclame aqui: (11) 97062-2753 e diga "Oi".  Ao enviar uma mensagem, o usuário já recebe uma mensagem de boas-vindas e um pedido para escrever o NOME DA EMPRESA que deseja reclamar: 

2º passo: Para qual empresa vai reclamar?

Assim que você interagir, o Reclame AQUI pergunta para qual empresa você deseja reclamar: 

3º passo: Escolha a empresa

Assim que escrever o nome da empresa que deseja reclamar nesta Black Friday, o consumidor receberá uma lista para confirmar a companhia que pretende reclamar. Basta digitar o número correspondente à empresa certa. Neste momento, você pode também escolher "mostrar mais" ou cancelar a reclamação:

 Reprodução/Whatsapp / N/A

4º Black Friday: sim ou não?

Neste momento, o consumidor escolhe se a reclamação se refere ou não à Black Friday.

5 Escreva o título e o texto da reclamação

Após confirmar a empresa, escreva o título da reclamação que pretende fazer.  Logo após, é enviado a opção de mandar um texto sobre o seu problema, onde é importante ser sucinto e direto sobre o problema que teve para agilizar no atendimento. Não poste dados pessoais, palavrões ou algo que empute crime. Foque no problema para melhor entendimento de quem vai atender sua reclamação.

Publique a reclamação

Mesmo depois de escrever o título e o texto, o Whatsapp do Reclame AQUI envia uma confirmação. Caso tenha algum erro, é possível fazer a edição, alterar a empresa ou até mesmo cancelar a reclamação. Caso contrário, basta escolher a opção "postar reclamação" com o número correspondente e pronto!  

Faça seu login

Caso esteja tudo certo com a reclamação, o consumidor receberá um link para autenticar sua reclamação, ou seja, para realizar o login no site. Ao inserir os dados de cadastro (seja login e senha ou mesmo pelo seu perfil no Facebook), a reclamação será validada e postada. 

Para quem não tem cadastro no Reclame AQUI, nesta etapa do processo será possível preencher os dados para adquirir login e senha para acessar a plataforma.

Fácil, não é mesmo? A ferramenta permite publicar reclamações pelo WhatsApp a partir de celulares Android e iPhone (iOS).

(*) Vivian Chagas, estagiária sob supervisão de Gledson Leão

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